Uece comemora 40 anos como referência nacional

10 de março de 2015 - 17:59 #

alt

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizou uma série de atividades durante a comemoração pelos seus 40 anos de existência, no último dia 5 de março. “A Uece é uma instituição consciente do seu papel e da sua importância como universidade pública. É responsável por formar jovens e adultos que querem desbravar o caminho do conhecimento”, frisou o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, que participou da programação festiva da Universidade. Entre as celebrações, uma sessão solene do Conselho Universitário (Consu) para outorga dos títulos acadêmicos de “Notório Saber” e “Doutor Honoris Causa” foi realizada no período da tarde, na Sala dos Órgãos de Deliberação Coletiva da instituição.

Coube ao ex-reitor, Francisco de Assis Araripe, o vice-reitor, Hidelbrando Soares e o Diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), decano dos diretores, Vladimir Spinelli, conduzirem os homenageados ao local da cerimônia, recebido, na ocasião, pelo Reitor, Jackson Sampaio e as demais autoridades que compunham a mesa.

alt

Os títulos foram entregues, pelo reitor da Uece, Jackson Sampaio, a três personalidades das áreas das artes plásticas, música e geografia. O artista plástico catalão Pablo Diego Manyé Solari recebeu o título de “Notório Saber”. Mais conhecido como Pablo Manyé, possui longa experiência em educação artística voltada a promover formação em artes visuais para crianças e monitores em todo o mundo.

alt

Os títulos de “Doutor Honoris Causa” foram concedidos ao compositor catarinense, crítico musical e criador da Bienal de Música Contemporânea Edino Krieger, e ainda à professora Rosa Ester Rossini, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

alt

Após receber o título das mãos do reitor Jackson Sampaio, o artista plástico Pablo Manyé disse que este tipo de reconhecimento “o faz ter a certeza de que tudo o já foi feito valeu a pena”. O homenageado está com uma exposição no hall da reitoria chamada “Obrigado, Ceará!”, que segundo o artista, não poderia ter outro título, tamanha a gratidão que tem pelo Estado.

Agraciada com o título “Doutor Honoris Causa”, a professora Rosa Ester fez questão de salientar a importância do incentivo à iniciação científica e a posição destacada do Brasil no acesso à bolsas para estudantes, através do Pibic – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, do CNPq. “É o projeto mais democrático e também o mais crescente no CNPq. Atinge todos os setores e muda a cabeça dos jovens e dos professores. É o alimentador da pós-graduação no País”.

alt

Rosa Ester é uma grande incentivadora da pesquisa na Uece, participando ativamente da Semana Universitária, realizada anualmente. “A professora está sempre apoiando e supervisionando, no sentido mais generoso, os nossos programas. É a madrinha da nossa Semana Universitária!”, enfatizou o reitor Jackson Sampaio.

alt

Já o músico paranaense Edino Krieger, também agraciado com o título “Doutor Honoris Causa”, disse ter forte ligação com o Ceará, sendo admirador de nomes como Alberto Nepomuceno, que foi, segundo ele, o grande precursor do Nacionalismo no Brasil. “Esta homenagem recebida aqui estreita ainda mais os meus laços com o Estado”.

Durante a cerimônia de entrega de títulos, o reitor Jackson Sampaio destacou competência do povo cearense de transformar dificuldades em méritos, sendo esta a capacidade também da Universidade. O reitor lembrou que o dia 5 de março também marca a confluência da Uece com a arte, pois é o dia da Música e de Heitor Villa-Lobos, além do aniversário do “poeta da cearensidade”, Patativa do Assaré. “Vamos trabalhar muito. Estamos a cada dia com maior presença dentro do ensino superior brasileiro. Nós temos orgulho de ser do Ceará. Viva a Uece!”.

Cenário

A Universidade Estadual do Ceará celebra os 40 anos de existência e seu Jubileu de Rubi como a primeira universidade pública estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e a oitava do Brasil, segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF).

Ao longo de suas quatro décadas, a Uece hoje conta com seis unidades no Interior: Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), em Limoeiro do Norte; Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli); Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi); Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), em Quixadá; Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (Cecitec), em Tauá, e Faculdade de Educação de Crateús (Faec).

A Universidade dispõe ainda da Fazenda de Experimentação Agropecuária Dr. Esaú Fradique Accyoli de Vasconcelos, em Guaiuba, e do Campus de Educação Ecológica em Pacoti, além de três campi em Fortaleza – Itaperi, Fátima e 25 de Março.

São 18.499 alunos nos seus 77 cursos de Graduação, sendo 11.037 em Fortaleza, 4.279 nas unidades do Interior, 2.917 nos Cursos a Distância, 122 na Licenciatura Intercultural dos Povos Indígenas, 50 na Licenciatura em Educação para o Campo, 36 no Programa de Formação de Professores e 58 no Pronera. Possui 100 laboratórios, devidamente institucionalizados, distribuídos por Centros e Faculdades da Capital e do Interior do estado, além de mais de 160 grupos de pesquisa, cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Pós-Graduação oferece nove doutorados, 18 mestrados acadêmicos e nove mestrados profissionais. Com relação ao lato sensu, são 355 cursos presenciais de aperfeiçoamento/especialização, duas residências multiprofissionais e cinco à distância, dos quais 53 presenciais e uma residência multiprofissional em saúde em funcionamento.

Ao longo de seus 40 anos, a Uece já diplomou, em nível de graduação quase 60.000  profissionais nas diversas áreas do conhecimento, contribuindo para o Estado do Ceará no seu desenvolvimento econômico, humano e social.