UECE comemora 15 anos do Mestrado Acadêmico em Saúde Pública

5 de março de 2009 - 14:52 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) comemora no próximo dia 09 de março, 15 anos do seu Mestrado Acadêmico em Saúde Pública. A conferência de abertura será proferida pela professora Rosana Teresa Onocko Campos, da Universidade de Campinas (UNICAMP-SP), sobre o Tema “Pesquisa em Saúde Coletiva: a singularidade da área de política, planejamento e gestão”. O evento acontecerá às 10h no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi.

A programação prossegue das 15h às 17h com uma Mesa Redonda abordando vários temas: O curso de Mestrado Acadêmico e seus 15 anos; Construção Histórica do CMASP: dilemas, avanços, e desafios; A Relevância e Contribuição do Mestrado em Saúde Pública para o Estado do Ceará; O Sentido do CMASP no Cotidiano: práticas e reflexões teóricas e o Mestrado em Saúde Pública na percepção dos atuais alunos. A Mesa Redonda é coordenada pelos seguintes professores: Rosana Teresa Onocko, da UNICAMP, José Jackson Coelho Sampaio, da UECE, Marcelo Gurgel Carlos da Silva, da UECE, Vera Maria Câmara Coelho, da SESA, Marcos Guimarães, aluno do Mestrado. O encerramento está marcado para 18h com a apresentação da trajetória dos egressos, de vídeo exibindo os 15 anos de história do curso e ainda, homenagem aos professores fundadores e aos alunos da primeira turma que será feita pela Professora Maria Salete Bessa Jorge.

O Mestrado foi criado em 1994, já qualificou duzentos profissionais e conta atualmente com sessenta e cinco alunos matriculados. Durante sua trajetória foram publicados mais de 400 periódicos. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em recente visita à UECE, elogiou bastante as instalações físicas do curso de Mestrado. As Agências de Fomento como a FUNCAP, CNPq e CAPES têm em muito contribuído para consolidação das produções científicas de Docentes e Discentes para capturar recursos financeiros através de grandes projetos. O tempo médio para defesa de Dissertação de Mestrado em 2008 diminuiu bastante, de 40 meses passou para 24 meses, e em 2009 foi reduzido para 20 meses.

O Doutorado em Saúde Coletiva, em associação ampla com a UECE e a Universidade Federal do Ceará (UFC), foi criado em 2007 e conta com 30 alunos matriculados. O curso de Doutorado é coordenado pelas professoras Maria Salete Bessa Jorge (UECE) e Maria Lúcia Magalhães Bosi da UFC.