Uece combate e previne violência contra a mulher

1 de julho de 2020 - 10:31 # # #

Há três anos foi criado na Universidade Estadual do Ceará (Uece) o Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres Vítimas de Violência (NAH). Nesse tempo, cerca de 40 mulheres, membros da instituição, foram acolhidas, ouvidas e orientadas pelo NAH.

Além desses atendimentos, o Núcleo tem o importante papel de levar informações sobre os direitos das mulheres e os serviços da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência no Estado e Município, por meio de sua participação em eventos e realização de cursos e oficinas. O NAH contribui ainda com a realização de estudos e pesquisas por meio do Grupo de Estudos sobre Gênero e Teorias da Interseccionalidade.

Em média, o Núcleo acolheu nesses três anos uma vítima de violência por mês, sendo que 91,9% são estudantes. Os agressores, em sua maioria, são os próprios colegas de curso (56,8%). Os tipos de violência mais comuns são assédio sexual (73%) e violência psicológica ou moral (51,4%).

Os tipos de violência na universidade podem ser divididos em:

– Assédio Sexual: comentários com apelos sexuais indesejados, cantadas ofensivas, abordagem agressiva;
– Agressão moral e psicológica: humilhação por professores e/ou colegas , ofensas, xingamentos por rejeitar investidas, imagens repassadas sem autorização, rankings sexuais e de beleza, etc;
– Coerção: forçar as mulheres a ingerirem bebidas alcoólicas ou drogá-las sem seu consentimento, forçá-las a participarem de atividades degradantes ou humilhantes (Ex: leilões, desfiles);
– Desqualificação intelectual: desqualificação ou piadas ofensivas pelo fato de ser mulher;
– Violência sexual: estupro, tentativa de abuso e abuso sexual sob efeito de álcool, toques, carícias e beijos sem o consentimento; e
– Violência física: todo tipo de agressão física.

Coordenado pela professora da Uece, Teresa Cristina Esmeraldo, o Núcleo conta com equipe de assistentes sociais, psicóloga, estagiários e bolsistas, além de professoras e estudantes pesquisadoras da graduação e da pós-graduação em Serviço Social, Ciências Sociais e áreas afins.

“O Núcleo tem a missão de combater e prevenir a violência contra as mulheres, estudantes, professoras e funcionárias da Uece. Atuamos em duas grandes linhas: a primeira é no acolhimento humanizado, através de uma escuta qualificada pela qual escutamos, identificamos o tipo de violência ocorrido e registramos os dados no NAH. A segunda consiste na orientação quanto ao processo de denúncia dentro da universidade e/ou na Casa da Mulher Brasileira, nossa parceira nessa missão”, explica a coordenadora Teresa Esmeraldo.

Vinculado à Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE), o NAH foi criado em 2017 pelo Comitê de Segurança da Universidade como uma ação institucional de atendimento a uma das reivindicações do Núcleo Jana Barroso da Marcha Mundial de Mulheres que, em 2016, iniciou campanha de enfrentamento à violência contra a mulher nos campi da Uece.

Veja abaixo o perfil das mulheres atendidas pelo NAH, os tipos de violência mais comuns e por quem são praticados:

Fonte: NAH

Mais informações e contato: Instagram @nahuece / E-mail nucleo.mulheres@uece.br