Uece certifica servidores e docente nos cursos de Libras

14 de março de 2019 - 10:12

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) valoriza e promove o desenvolvimento pessoal e profissional do servidor, com foco em serviços de qualidade para a população, visando também a inclusão social. Exemplo disto foi a entrega dos certificados da segunda turma do curso Básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e a primeira do curso Intermediário.

A solenidade de entrega dos certificados foi presidida pelo reitor, Jackson Sampaio, ocorreu na tarde do último dia 12 de março, no Auditório Paulo Petrola, campus Itaperi. Foram entregues 13 certificados, 11 do curso Básico de Libras e 02 do curso Intermediário.

Na sua fala, o reitor Jackson Sampaio, destacou “precisamos avançar nas políticas sociais, uma democracia de massa, se faz incorporando todo mundo; temos que mudar essa realidade. Estamos concluindo a Lei de Cotas da universidade: que engloba étnicas raciais; pobreza; nestas áreas temos maiores desafios pedagógicos e carências sociais, precisamos mudar essa cultura” enfatizou o titular da Uece.

Usaram da palavra também, a pró-reitora de Graduação, Monica Cavaignac; a coordenadora do curso de Libras, Cléia Feitosa; e o pró-reitor de Planejamento e presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Mobilidade das Pessoas com Deficiência (CPAcesso), Fernando Antonio dos Santos, que na ocasião, informou que foi feito um contrato com a Empresa Elevadores União, por meio de licitação, no valor de RS 212.637,51 que contempla a aquisição com instalação 02 plataformas elevatórias (01 para a Biblioteca Central e 01 para o Centro de humanidades); 01 elevador para o prédio da Reitoria.

O curso presencial é voltado para servidores que atuam diretamente no atendimento ao público, nos seus mais diversos setores. O objetivo é proporcionar condições para a comunicação em eventuais situações no decorrer do desempenho da função.

A professora Cléia Feitosa, coordenadora do curso de Libras, destaca que já existem leis que legitimam o direito das pessoas surdas e este curso é importante no sentido de garantir o tratamento adequado nas unidades de atendimento da universidade, por meio do uso e difusão da língua brasileira de sinais.

Durante o curso, que tem duração de 60 horas, são desenvolvidas as habilidades necessárias para a aquisição de forma instrumental da língua brasileira de sinais e trabalhados conteúdos gerais para comunicação visual, baseados em regras gramaticais da Língua de Sinais e da Identidade e Cultura Surda. Também são abordadas políticas de atendimento de surdos; estruturas gramaticais de Libras; noções temporais; vocabulário; e atendimento ao público (conversação).

Receberam os certificados os seguintes servidores: Álvaro Teixeira de Oliveira Filho; Francisco Hélio Soares Albuquerque; Henrique Douglas dos Santos Mendes; Itamara Jéssica da Silva Barros; Júlio Cesar Agostinho da Silva Fonseca; Lilian de Fátima Sousa Silva; Maria Elenir Lopes dos Santos; Mario Sérgio Nunes Rodrigues; Sabrina Vasconcelos Ricardo; Thelma Marylanda Silva de Melo; Jeania Lima Oliveira; Adriano; Adriano Oliveira Camurça; e a professora do curso de Serviço Social, Rosemary de Oliveira Almeida.

O evento contou com a presença da professora Jane Eire Menezes, demais professores e servidores.