UECE Certifica mais 96 Jovens do Projeto Com. Domínio Digital desta vez no Rio de janeiro

29 de janeiro de 2013 - 13:52 #

Em solenidade realizada no último domingo (27/01), na Casa de Festa Villa Valentina, localizada à Rua Baronesa, 350 – Praça Seca/ Jacarepaguá – Rio de Janeiro, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) fez a certificação de 96 de jovens cariocas, do Projeto Com.Dominio Digital. A cerimônia foi presidida pelo Reitor da UECE, professor Jackson Sampaio.  Para este ano de 2013, o Instituto Aliança, realizador deste e de vários outros projetos em parceria com a UECE, está definindo a oferta de novos programas.

Com objetivo de desenvolver as competências dos jovens para o mundo do trabalho, o projeto tem como linhas de capacitação a tecnologia de informação, a preparação para a cidadania e a capacidade de construção de projetos de vida. O objetivo principal é ajudar os jovens a construírem seus planos de vida e de carreira profissional, em qualquer área na qual queiram atuar. A inserção no primeiro emprego é um desafio estimulado pelo Instituto Aliança (IA), o que vem sendo feito com sucesso.

Trata-se de uma experiência inédita de qualificação profissional de jovens, gerada inicialmente no Ceará, o próprio nome do projeto foi escolhido pela primeira turma de jovens cearenses. A UECE, parceira desde o início, foi então estabelecida como certificadora oficial, mesmo quando a oferta ocorra em outros estados. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEDUC), investiu cerca de R$ 3 milhões no Com. Domínio Digital, e com isso é o responsável financeiro por 90% do projeto, no Ceará, que começou tendo investimento da iniciativa privada.

O projeto Com.Dominio Digital teve sua primeira implantação em 2005, pela SEDUC, pela UECE e pelo Instituto Aliança, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), vinculada à Fundação Odebrecht. O Instituto tem sede na Bahia e atuação nacional, até 2012, pois, a partir de 2013, também atuará no Chile, no Paraguai, na Bolívia e no Peru, iniciando atuação internacional.

De acordo com a Pró-Reitoria de Extensão da UECE, o projeto funciona assim: durante oito meses, jovens de 17 a 24 anos, oriundos de escola pública e com renda familiar de até dois salários mínimos, frequentam por 12 horas semanais um núcleo de educação, que fica dentro de uma escola pública do Estado. “Não é apenas um cursinho de qualificação profissional, é um redirecionamento na vida do jovem”, explica a diretora do Instituto Aliança, Ilma Oliveira. O índice de inserção desses jovens no mercado de trabalho é de 48%. No Ceará, o projeto se expandiu para o interior do Estado e tem média global de 45% de inserção.

Nos primeiros meses de formação, educadores trabalham com o autoconhecimento e autoestima dos jovens. Depois, eles introduzem a relação com o mercado de trabalho e fomentam habilidades ligadas à informática e, em geral, tecnologias da informação.

O Programa foi implantado no Rio de Janeiro em 2008, já foram atendidos 400 jovens, e, em 2013, está previsto atendimento a 300 jovens. No Ceará, já foram atendidos 3.500 jovens, envolvendo 75 educadores, em 25 cidades.

A solenidade carioca, deste fim de semana, contou ainda com a presença da representantes do Instituto Aliança, Silvana Campos, e de representantes da empresa Chevron, da Pastoral da Juventude, de gestores, educadores, ex-alunos, concludentes, familiares e muitos convidados. As passagens e as diárias do reitor foram pagas pelo Instituto Aliança.