UECE Certifica mais 420 Jovens do Projeto Com. Domínio Digital

28 de março de 2012 - 15:01 #

Em solenidade realizada na última quinta-feira (22/03), a Universidade Estadual do Ceará (UECE), certificou mais 420 jovens do Projeto Com. Dominio Digital. A cerimônia presidida pelo vice-reitor da UECE, professor Antonio de Oliveira Gomes Neto, aconteceu no Auditório Central, no Campus do Itaperi. A jovem concludente Marina Porto, do Colégio Paulo VI foi a oradora da turma.

Com objetivo de desenvolver as competências dos jovens para o mundo do trabalho, o projeto tem como uma de suas linhas de capacitação, a tecnologia de informação e como principal objetivo, ajudar os jovens a construir em seus planos de vida e de carreira profissional em qualquer área na qual eles queiram atuar. A inserção no primeiro emprego é um desafio estimulado pelo Instituto Aliança (IA), o que vem sendo feito com sucesso.

Trata-se de uma experiência inédita de qualificação profissional de jovens, gerada na Universidade em parceria com o IA, virou política pública de educação, o Ceará foi escolhido, entre seis estados, para colocar o plano em prática. O Governo do Estado, por meio da Seduc, investe por ano, cerca de R$ 3 milhões no Com. Domínio Digital, e com isso, é o responsável financeiro por 90% do projeto, que começou tendo investimento da iniciativa privada.

O projeto Com.Dominio Digital foi implantado pela Secretária de Educação do Estado (Seduc), que nasceu em 2005 como uma iniciativa do Instituto Aliança, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), com apoio da UECE. O Instituto, que tem sede na Bahia, procurava expandir suas atuações na área de inserção de jovens no mercado de trabalho e criou uma experiência de sucesso no Ceará, que foi o primeiro Estado a ter o projeto implantado.

De acordo com a Pró-Reitoria de Extensão, o projeto funciona assim: durante oito meses, jovens de 17 a 24 anos, oriundos de escola pública e com renda familiar de até dois salários mínimos, frequentam por 12 horas semanais um núcleo de educação, que fica dentro de uma escola pública do Estado. “Não é um cursinho de qualificação profissional qualquer e sim um redirecionamento na vida do jovem”, explica a diretora do Instituto Aliança, Ilma Oliveira. O índice de inserção desses jovens no mercado de trabalho é de 48%. No Ceará, o projeto se expandiu para o interior do Estado e tem média global de 45% de inserção.

Nos primeiros meses de formação, educadores trabalham com o autoconhecimento e autoestima dos jovens. Depois, eles introduzem a relação com o mercado de trabalho e trabalham habilidades ligadas à informática e tecnologia da informação.

Para a Coordenadora Pedagógica Regional do Com. Domínio Digital, Eveline Correia, a principal razão do projeto ter dado certo é do educador. As experiências anteriores são levadas em conta na contratação desses profissionais.

O projeto já formou mais de 16 mil jovens em todo o Brasil. No Ceará, são 3.500. No ano passado, o Com.Domínio Digital tinha 25 núcleos que funcionam em escolas públicas cedidas pela Seduc e 75 educadores. Em 2011, são 34 núcleos e 105 educadores divididos em Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba, Pacajús, Itapipoca, Pacoti, Redenção, Canindé, Santa Quitéria, Sobral, Camocim, São Benedito, Crateús, Tauá, Senador Pompreu, Quixadá, Jaguaribe, Russas, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Iguatu, Várzea Algre, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

Para o ano de 2016 está previsto a universalização do projeto no sistema de educação do Estado Ceará, sempre como parceira estratégica.

A solenidade contou ainda, com a presença da Pró-Reitora de Extensão, Celina Ellery, da Diretora do Instituto Aliança, Ilma Oliveira, de Gestores, de Educadores do Projeto, familiares  dos concludentes e demais convidados.