Uece certifica jovens alunos dos cursos ensino da dança e de sopros de Paracuru

17 de dezembro de 2019 - 16:40

Tarde festiva no município de Paracuru comprovando os talentos do município

Em solenidade presidida pelo reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, na tarde do último dia 10 de dezembro, na Escola Profissionalizante Abgail Sampaio, localizada no município de Paracuru, a 88 km de Fortaleza, o titular da Uece entregou a certificação dos jovens alunos do curso de Capacitação em Metodologia do Ensino da Dança da Escola de Dança de Paracuru e do curso de Sopros módulos I, II e III da Escola de Música de Paracuru.

Esses cursos são reconhecidos em nível de extensão pela Pró-reitoria de Extensão da Uece. A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Uece possui quatro tipos de ação: Projetos de Extensão, Cursos de Extensão, Eventos e Prestação de Serviços.

A Banda de Música Mestre Pixuna, é coordenada pelo maestro Madiel Santos, egresso da Uece. O regente em seu discurso enfatizou a Uece é uma universidade aberta atuante e rápida no cumprimento de suas ações. Esta solenidade diz muito mais do papel da Universidade, do que tudo se possa dizer a respeito. Aqui é prática, aqui um grupo de jovens se qualificam por ação de uma reitoria e sua gestão competente. Em pouco tempo, fomos capazes de superar todas as etapas formais e de ensino para que hoje, os alunos pudessem receber a certificação, sua presença neste auditório reitor Jackson Sampaio representam as significantes conquistas. Nesta solenidade receberam certificados, 29 alunos da Escola de Dança e 35 alunos da Escola de Música de Paracuru. Estes estudantes viram na música uma possibilidade de mudança em suas vidas.

A Escola de Dança de Paracuru foi fundada em maio de 2003, pelo bailarino Flavio Sampaio, tem como missão formar bailarinos, capacitar coreógrafos e arte educadores. Suas ações são desenvolvidas prioritariamente junto às classes populares, visando ampliar o universo cultural e social de crianças e jovens, e contribuir na construção de alternativas de vida e suas visões do mundo. O grupo já participou de eventos no Brasil e no Exterior, fizeram Intercâmbio no Lume – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, na Escola Superior de Dança de Lisboa/Portugal, no Centro Coreográfico da Baixa Normandia, no Alain- Academia de Artes Integradas do Mindelo e no Cabo Verde Ballet Nacional.

Em sua fala o titular da Uece, Jackson Sampaio destacou “Nós somos a primeira universidade cearense que se expande e que já nasceu com unidade no interior. Fomos criados em 1975 já com o campus de Limoeiro do Norte. É nossa tarefa, portanto, a interiorização da educação superior e todas as suas modalidades, ensino técnico de nível médio, ensino de graduação, ensino de pós-graduação, pesquisa básica, pesquisa aplicada, extensão tecnológica e extensão social, legitimando também o que de excelente é produzido fora da universidade, na sociedade.”

Jackson Sampaio ressaltou, “a gente imagina como a missão da Universidade tornar as pessoas melhores, como profissionais, como intelectuais, como cidadãos, aperfeiçoamento a capacidade de interagir e de entender as políticas públicas, contribuindo para o fortalecimento da democracia brasileira. Estamos estabelecendo um disparador de mudanças e possibilidades. A Uece é uma universidade do povo cearense que está a serviço de todos vocês.”

Compenetrado e muito sério estava o jovem músico de apenas 12 anos, Francisco Cauê Gonçalves, há quatro anos tocando e fazendo sucesso na Banda de Música da Cidade de Paracuru. Já seu irmão, Francisco Cristian Gonçalves, 19, também membro da Banda, desde os dez anos. “Família de artistas”.

‘A formanda da Escola de Dança de Paracuru, Miliane Barbosa de Moura atuou como oradora discente, em seu discurso citou “Hoje nossa Paracuru tem orgulho de ser reconhecido pela cidade da dança, cada um de nós somos frutos desse trabalho que objetiva despertar em crianças, adolescentes, Adultos e idosos o encanto e o respeito com a dança, em corpos livres de preconceitos, amarras cheio de sentimento feliz”.

Compuseram a mesa dos trabalhos, o reitor Jackson Sampaio, que presidiu a cerimônia; o Prefeito do Município de Paracacuru, Eliabe de Oliveira; o diretor da Escola de Música de Paracuru, maestro Madiel Santos; o diretor da Escola de Dança, Flávio Sampaio; da professora Elidia Aguiar, do curso de Música da Uece; o secretário de Cultura do Município, Alex Santiago; o radilalista França Júnior atuou como mestre de cerimônia. Estava muito satisfeito por que seu filho era um dos concludentes. Participaram da solenidade, a diretora do Complexo Cultural Vila das Artes do município de Fortaleza, Mileide Flores; a coordenadora da Escola Pública de Dança, Vila das Artes, Marina Carleal; do escritor José do Vale Feitosa; o diretor da Escola Estadual de Educação Profissional Professora Abigail Sampaio, Marcos Antonio Vasconcelos. Na delegação da Uece estavam presentes,a professora Catarina Farias, representando o pró-reitor de Extensão; o vice-diretor da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi), professor Augusto César da Silva, o professor e radialista Helder Gurgel e padrinho da Escola Municipal de Paracuru, o assessor técnico da pró-reitoria de Extensão, Henrique Douglas Mendes, demais professores, familiares e amigos dos concludentes.