UECE celebra convênio técnico-científico através de parceria público-privada

10 de maio de 2021 - 16:46 # # # #

Ocorreu na tarde de hoje, 10 de maio, oficialização do convênio técnico-científico celebrado entre a UECE-USIBRÁS-IEPRO. O objeto do convênio é intitulado “Impacto do consumo de castanha de caju em marcadores cardiometabólicos e oxidativos de crianças e adolescentes obesos do estado do Ceará” sob coordenação da professora Carla Soraya Costa Maia do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS) da UECE.

A pesquisa tem como objetivo avaliar a efetividade do consumo de castanha de caju in natura ou o óleo da amêndoa da castanha de caju e da dieta regional sobre o estado nutricional e biomarcadores sanguíneos de risco cardiovascular e de dano oxidativo em crianças e adolescentes. A pesquisa conta com a participação de docentes do PPGNS, da professora Nágila Damasceno da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e do professor Luis Moreno da Universidade de Zaragoza, na Espanha.

Para a professora Carla Soraia Maia o convênio é “um passo muito importante para o Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde da UECE, pois é o primeiro convênio público-privado que tem objetivo técnico cientifico”. Uma parte do projeto recebeu, recentemente, o financiamento do Edital PPSUS-FUNCAP. Assim, o desenvolvimento desta pesquisa reúne a UECE, Secretarias Municipal de Saúde e Educação, a iniciativa privada com apoio da USIBRÁS e importantes IES nacionais e internacionais.

Para o gerente administrativo da USIBRAS, José Evandro Neponuceno Ferreira “hoje com muita alegria estamos dando o kickoff desse projeto muito importante para a USIBRAS. Achamos importantíssimo enaltecer a castanha de caju, dada a importância que ela possui para a economia do Estado do Ceará. A USIBRAS continua de braços abertos para a pesquisa e inovação.”

Parcerias público-privadas são importantes formas de apoio para o desenvolvimento de pesquisas. Para o ex-reitor e presidente do IEPRO, professor Francisco de Assis Moura Araripe, é gratificante ver que “nossos professores vencerem barreiras e a cada dia trazem mais inteligência para dentro da nossa universidade e a serviço da sociedade.”

O vice-reitor da UECE, professor Dárcio Teixeira, encerrou a reunião de celebração do convênio exaltando a trajetória crescente da UECE no desenvolvimento de pesquisas, “agora a UECE se utiliza de parceria público-privada para desenvolver mais pesquisas, gerando inovação a serviço do povo cearense” comenta.

A reunião contou ainda com a participação do engenheiro de alimentos da USIBRAS, Ueber Fontenele; coordenadora em exercício do PPGNS, professora Sara Maria Moreira Lima Verde; vice-coordenadora, professora Maria Luisa Pereira de Melo; docente visitante do PPGNS, professora Kaluce Almondes; e das mestrandas Dinara Araujo, Juliana Ricarte e Xenia Martins.