UECE celebra chegada do ano novo lunar

27 de janeiro de 2020 - 16:02 # #

O Laboratório de Estudos e Pesquisas Orientais (Lepo), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), celebrou no sábado, 25 de janeiro, a chegada do ano novo, chinês, pelo calendário lunar, o ano do Rato. O evento aconteceu no saguão térreo do prédio da Reitoria no campus Itaperi e foi aberto ao público e gratuito.

O reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, falou na abertura do evento e comentou sobre a grandiosidade do núcleo de línguas da UECE e da importância que é celebrar a diversidade cultural: “A Universidade Estadual do Ceará tem um excelente núcleo de línguas e literatura englobando diversas línguas, tais como: neolatinas (catalão, galego, espanhol, italiano, francês), línguas anglo-saxônicas (alemão e inglês); Europa Central (húngaro); eslavo (russo), oriente médio (hebraico e árabe); e o nosso grande núcleo oriental, com chinês, japonês e coreano, contando com o laboratório de literatura japonesa e o laboratório de estudos e pesquisas orientais. A universidade tem a possibilidade de agregar toda a diversidade cultural, estando isso enraizado na sua definição: universidade é a universalidade da diversidade. E é isso que nós precisamos fazer cada vez mais, compreender o outro, nos integrar dentro das nossas diferenças, respeitar a enorme potencialidade da cultura humana e todas as transformações e potenciais que nós temos.”

Para o professor Antônio Guerra, professor e coordenador do Lepo, o evento veio fortalecer as ações que a universidade já desenvolve “a universidade oferece cursos, grupos de estudos, além de já ter oferecido curso de pós-graduação em acupuntura, então tudo isso significa dizer que essas práticas são muito vivas dentro da universidade e que devem ser divulgadas e celebradas.”

A programação contou com palestra sobre o que é o ano novo lunar, ministrada pelo professor SuJian Hua, diretor do Instituto Confúcio da Universidade Federal do Ceará; meditação, yoga e Qi Gong; sessões de Auriculoterapia; apresentações de artes maciais como Tai Chi Chuan, Taekwon-do e Kendo; contagem regressiva e apresentações artísticas.

Confira aqui fotos do evento.