Uece celebra 45 anos de existência com vasta programação

13 de março de 2020 - 17:14

 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) celebrou na última terça-feira, 10 de março, os seus 45 anos de fundação completados no dia 05/03/20. A cerimônia teve inicio às 9h, no auditório Paulo Petrola, com a brilhante apresentação musical do Quarteto Rúbio, da Classe de Música de Câmara, formado pelos alunos do curso de música da Uece, coordenado pelo professor Heriberto Porto.

O reitor Jackson Sampaio, ao lado do vice-reitor, Hidelbrando Soares, do titular da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, presidiu a mesa dos trabalhos da solenidade, que contou com a participação dos ex-reitores, Cláudio Regis Quixadá, Perípedes Chaves, Manassés Claudino Fonteles, Jáder Onofre de Morais, que fizeram o uso da palavra, destacando os principais pontos de suas gestões. Foi um momento que proporcionou à comunidade acadêmica relembrar sua história, como também a história de milhares cearenses que fizeram e fazem parte da Uece.

A professora Inês Martins, do colegiado do Curso de Música, do Centro de Humanidades (CH), representou o ex-reitor Martins Filho, criador de nossa Universidade. O diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) Vladimir Spinelli, representou o ex-reitor Assis Araripe, na cerimônia.

O professor Altemar Muniz, do Colegiado do curso de História, ministrou aula magna, sobre a história dos 45 anos de fundação da Uece, de acordo com permanente luta pelas autonomias constitucionais da nossa Universidade, com registros e fotos publicados nos jornais de grande circulação do Estado do Ceará.

O titular da Secitece, Inácio Arruda, destacou que, para uma universidade pública chegar aos “45 anos tem que trabalhar com muita vivacidade e muita criatividade, pois sempre teve resistência das elites do ricas do país. Criar uma universidade pública é abrir espaço para inclusão social, junto com ser o berço da pesquisa e da ciência, tanto aqui, como na Alemanha, na China, na Coréia, nos Estados Unidos. Então eu quero, em meu nome e no nome do governador Camilo Santana, que praticamente dobrou o custeio da Uece, mesmo em meio à grave crise que nos cerca, parabenizar a Uece. Consolidar a Universidade é dizer sim ao desenvolvimento tecnológico mais avançado e sim ao projeto de desenvolvimento socialmente sustentado do nosso estado. Por isso, parabéns aos nossos reitores, servidores, estudantes e professores que levam nossa Uece a patamares tão destacados.”

Em sua fala, o reitor Jackson Sampaio ressaltou, “Como ex-reitor e reitor atual, preciso fazer um levantamento do legado destes oito anos: fizemos dois concursos docentes e estamos preparando o terceiro; fizemos o 1º concurso público para servidores técnico-administrativos, em toda a história da Uece, e estamos preparando o segundo; negociamos a aprovação de, depois de 25 anos, um novo plano de cargos, carreiras e vencimentos dos servidores, e já propusemos uma atualização; criamos 19 cursos novos de graduação, entre presenciais e EaD; criamos 64 cursos novos de especialização; criamos duas residências, as primeiras da Uece; criamos 11 mestrados e seis doutorados; fizemos crescer, entre 40% e 60% o número de projetos de pesquisa, projetos de extensão, grupos de pesquisa, laboratórios, publicações de artigos e livros, patentes; obtivemos 73 milhões de reais de investimento, do governo estadual, do governo federal e de produção própria.

Além disso, é preciso destacar três grandes marcas da gestão Ousadia e Transformação (2012-2020): a redução da desigualdade, nos investimentos, entre os campi do interior e os da capital; o incessante esforço de garantir a plenitude das negociações democráticas, argumentando, não saindo do lugar do debate, argumentando respeitando os movimentos dos estudantes e dos trabalhadores; e estimular o surgimento de uma nova geração de servidores, docentes e técnico-administrativos, habilitados a assumirem a gestão da universidade.

Na ocasião foi lançado o VLibras, que é um recurso de acessibilidade desenvolvido pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele serve para tornar páginas web acessível às pessoas surdas, com a tradução automática de Português Brasileiro para LIBRAS. O objetivo do Núcleo de Libras (NEL) da Uece, vinculado à Reitoria é de, no futuro, em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação-DETIC e a Comissão Permanente de Acessibilidade-CPAcesso, vinculados à Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) é oferecer essa interpretação em LIBRAS por meio de vídeo produzido pela própria Uece, segundo informou a coordenadora do NEL, professora Cleia Feitosa.

Outro momento marcante do evento foi a entrega da certificação de Honra ao Mérito, concedida às servidoras, Liana Rabelo de Castro Andrade, Maria Euda Leitão Maia Chaves, Maria José Barbosa Gomes, Maria Lúcia Barbosa Bruno, Maria Lucimar do Nascimento e Silva e Maria Rocilda de Oliveira, por terem feito parte da criação da Uece, contratadas ainda pela Fundação Educacional do Estado do Ceará – FUNEDUCE, antes de 05 de Março de 1975, e que ainda se encontram atuando nos nossos cenários de trabalho.

A servidora Liana Rabelo de Castro falou em nome das homenageadas.

Logo após a solenidade, no Auditório Paulo Petrola, campus Itaperi, os participantes se deslocaram para o hall da Reitoria, onde houve o lançamento da exposição “Linha do Tempo – 45 anos Uece”, que apresenta graficamente as principais realizações da Universidade, divididas por Reitorado, como a criação das unidades no interior do estado, cursos de graduação, programas de mestrado e doutorado, Restaurantes Universitários (RU) e o Hospital Veterinário, entre outros. No verso da linha do tempo, expôs-se um álbum de fotografias de grandes eventos, como a realização da SBPC em 2005, Semanas Universitárias e outorgas de títulos de Doutor Honoris Causa.

A programação constou, ainda, de almoço comemorativo, oferecido gratuitamente aos comensais do dia, com uma apresentação musical do projeto Cardápio Cultural, no palco do Restaurante Universitário. Ao termino do almoço, houve duas sessões de filme no Bibliocine da Biblioteca Central.

No início da noite, a Banda Sinfônica da Uece, sob a regência do professor Márcio Landi, se apresentou no Auditório Central. Foram 30 minutos intensos e brilhantes de música clássica, jazz e frevo.

Na ocasião, a Uece sorteou 45 livros de sua EdUECE (para 45 ganhadores) e 45 tickets do RU e uma bolsa para o cursinho extensivo do UeceVest (para um ganhador) e uma bolsa de estudos para o UECEVest. O sorteio da bolsa ocorreu no turno da tarde pelo Instagram, os livros e os tickets foram sorteados no Auditório Central, campus Itaperi, logo após o concerto.

Hoje a Uece verticaliza sua capacidade formativa, do ensino técnico de nível médio ao pós-doutorado, expande sua abrangência por 13 campi presenciais em 10 cidades e 28 pólos de Educação a Distância, atende a 28 mil alunos e faz ensino técnico de nível médio, ensino de bacharelado, ensino de licenciatura, ensino de especialização e residência, ensino de mestrado e doutorado, pesquisa básica, pesquisa aplicada, extensão social e extensão tecnológica.

São mais de quatro décadas formando pessoas como trabalhadores competentes e cidadãos críticos, capazes de contribuir com o crescimento do estado do Ceará. São, aproximadamente, 70 mil formados na graduação (licenciaturas e bacharelados), 19 mil na pós-graduação lato sensu (especializações e residências) e seis mil na pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados).