Uece assina ordem de serviço para construção do Núcleo de Computação

4 de dezembro de 2018 - 17:54

Foi assinado no último dia 28 novembro, na Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece), a ordem de serviço para construção do Núcleo de Computação Científica e Aplicada (NC2A) no Campus do Itaperi, autorizando o início das obras à empresa JT Construção Eireli EPP, vencedora da licitação realizada por meio da Concorrência Pública de Nº 001/2018, realizado pelo Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece (Iepro).

As obras do novo núcleo têm previsão de conclusão em setembro de 2019. Os recursos previstos inicialmente são de R$ 2.398.872,00, oriundos do convênio nº 01.14.0073-00, firmado entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) com interveniência do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece (Iepro).

alt

O NC2A tem o objetivo de servir como um ambiente de trabalho que possa ser devidamente aproveitado e potencializado na concepção e na utilização de artefatos computacionais avançados, necessários ao desenvolvimento das atividades de pesquisas em Computação e em outras áreas que necessitam essencialmente da Computação para o desenvolvimento de suas atividades de pesquisa na Uece, sobretudo apoiando a graduação e a pós-graduação stricto sensu que a instituição tem nesta área de conhecimento.

Além dos espaços associados aos laboratórios, a edificação também disponibilizará o espaço para duas salas de vídeo-conferência. Estas salas permitirão consolidar as interações com pesquisadores e colaboradores em outros programas e centros de pesquisa e desenvolvimento profissional, que estão situados fora do Estado do Ceará e que estão relacionados às áreas de conhecimento do programas de pós-graduação stricto sensu na Uece que serão beneficiados pelo novo ambiente.

alt

Além do presidente da Funece e reitor da Uece, Jackson Sampaio, estiveram presentes no ato o vice-reitor Hidelbrando Soares, o diretor-presidente do Iepro, Luiz Carlos Dodt, o diretor-executivo da empresa JT Construção, Osny Coelho, o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia  CCT, Luciano Cavalcante, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa  PROPGPq, Nukácia Araújo, a pró-reitora de Graduação  Prograd, Profa. Mônica Duarte, o pró-reitor de Administração, Carlos Heitor Lima, o chefe de gabinete da Reitoria, Edmar Pereira, o coordenador-geral de engenharia da Funece, Oto Soares, o procurador educacional institucional e membro da Comissão Própria de Avaliação  CPA, Jerffeson Souza, além dos membros da CPL do Iepro: Valéria Vital, Liliana Simão e Sousa, Jéssica Parnaíba e Paulo Júnior. Também participaram da assinatura do contrato, as advogadas do Iepro, Cecília Fernandes e Norma Bezerra, bem como outros convidados.