UECE assina Convênio de Intercâmbio e Ampla Cooperação com o Iprede

23 de janeiro de 2020 - 12:05

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Jackson Sampaio, e o presidente do Instituto da Primeira Infância (Iprede), doutor Sulivan Mota, assinaram no último dia 21/01, no Auditório Álvaro Madeiro Leite, na sede do Iprede, Convênio de Intercâmbio e Ampla Cooperação.

O presente Convênio tem por objeto a ampla Cooperação Técnica e o Intercâmbio Cultural, Científico e Acadêmico entre a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) e o Iprede, objetivando a parceria em programas e projetos que fomentem a constante capacitação de seus recursos humanos, o aproveitamento racional de suas infraestrutura e o desenvolvimento, em conjunto, de ações e projetos de pesquisa e desenvolvimento de interesses mútuos dos partícipes.

As atividades inerentes ao acordo incidirão principalmente nas áreas de gestão, educação, capacitação, desenvolvimento de tecnologias, cooperação em processos de seleção e formação profissional, bem como o desenvolvimento de atividade de extensão e pesquisa, inclusive com possibilidade de concessão de bolsas.

O reitor, Jackson Sampaio, em sua fala destacou que a UECE tem grupos de pesquisa, grupos de extensão, cursos de graduação, mestrados e doutorados, em áreas que podem estar juntas para o aperfeiçoamento das ações do Iprede, pois atuamos em saúde, em educação, em gestão e em políticas públicas. A partir daí, depois da boa vontade, depois da idéia do amor, tem que ter competência técnica, tem que saber fazer as coisas, não mais na base da improvisação e ser apenas com boa vontade. É uma grande alegria para a UECE estabelecer essa parceria com o Iprede” afirmou Jackson Sampaio.

Para o presidente do Iprede, Dr. Sulivan Mota “esta entidade é uma ONG puramente social, que trabalha pela transformação social. Começou com crianças com desnutrição de alto grau, hoje trabalha com desenvolvimento da primeira infância, formando capital humano para essa tarefa, quando a habilidade social se encontra mais que nunca atrelada às inovações tecnológicas.”

Antes da formalização do celebrado convênio, o titular da UECE, Dr. Jackson Sampaio, visitou todos os setores que compõem a infraestrutura do Iprede (com 5.000 m² de área construída), acompanhado pelo seu presidente, Dr. Sulivan Mota, como também do vice-presidente, Dr. João Amaral.

O reitor, Jackson Sampaio, estava acompanhado do pró-reitor de Extensão, Fernando Roberto Silva; da pró-reitora de Graduação, Monica Cavaignac; da representante da pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Regina Claudia Pinheiro; e da Profa. Sofia de Evaristo Menecal, pós-doutora em ensino na saúde.

Por coincidência, a professora Meirecele Leitinho da UECE, que assessorou a Pró-reitoria de Graduação e participou do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE, hoje se encontra no Iprede como voluntária, idealizando a criação do Núcleo de Avaliação Institucional do Instituto Primeira Infância.