UECE assina convênio de intercâmbio com universidade húngara

27 de abril de 2015 - 16:23 #

alt

Na presença do embaixador do Brasil na Hungria, Valter Pecly Moreira, o reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Professor Jackson Sampaio, e o reitor da Universidade Eotvos Lorand (ELTE), Professor Mezey Barna, assinaram Convênio para intercâmbio de alunos e de professores, de cooperação em pesquisa científica, tecnologia e inovação e ações culturais. O convênio foi firmado no último dia 22 de abril, e, como ressaltou o embaixador Valter Moreira,” 22 de abril é uma data muito importante para o Brasil”.

alt

Na manhã do mesmo dia, o reitor esteve no Ministério das Relações Humanas, articulando a possibilidade de divulgação da cultura húngara no Ceará e a possibilidade de vinda para a UECE de um pesquisador, falante de português, que possa disparar a organização destas ações culturais e a vinda para a Hungria de bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras e de interessados em aprender a língua húngara.

No dia anterior, 21 de abril, o professor Jackson Sampaio participou de atividades do Departamento de Língua Portuguesa, construindo contatos e assistindo a seminários dos pós-graduandos, seis dos quais já se encontram envolvidos com atividades acadêmicas no Brasil.

alt

No dia 23 de abril, o reitor ministrou palestra sobre história da literatura cearense, visitou a Editora da ELTE para ver a prova da revista na qual terá poemas seus publicados em húngaro, a fim de, seguindo-se a outros números da revista, compor material para publicação de livro próprio nesta língua. Por fim, almoçou com o decano e o vice-decano da Faculdade de Letras, encerrando a programação oficial.

alt

A presença do embaixador do Brasil na solenidade de assinatura do convênio entre UECE e ELTE demonstrou a importância dada pelo Governo Brasileiro ao evento e honra a Universidade. Na oportunidade, todos agradeceram a atenção permanente dada à organização do evento pelos Professores Pál Ferenc, da ELTE, e István Major, da UECE, húngaro de nascimento, mas que, depois de 26 anos de Ceará e ser professor do Colegiado de Ciências Biológicas (CCS), já se apresenta como brasileiro.