Uece assina Acordo de Cooperação para criação de um NAF

25 de novembro de 2016 - 13:53 #

A Delegacia da Receita Federal de Fortaleza e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) assinaram Acordo de Cooperação Técnica que entre si celebram a União, no último dia 21 de novembro, com o propósito de implantar um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) na Instituição. O encontro foi realizado na Sala dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC) da Uece, entre os representantes da Receita Federal do Brasil em Fortaleza e gestores da universidade.

 

alt

 

O documento foi assinado pelo reitor da Uece, José Jackson Coelho Sampaio, pelo Delegado da Receita Federal – Brasil em Fortaleza, Cláudio Henrique Gomes de Oliveira; pela presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE), Germana Gonçalves Rocha. A parceria foi celebrada também, com a, Secretaria da Fazenda do Estado de Estado do Ceará (Sefaz) e pela Secretaria de Finanças do Município (Sefin).

 

alt

 

No encontro ficou decidido a implantação do NAF na Uece, avaliada pelo Ranking Universitário da Folha (RUF), baseado em dados do Ministério da Educação (MEC), como a melhor Universidade Estadual do Norte/Nordeste e Centro-Oeste do País. O núcleo está vinculado ao curso de Ciências Contábeis do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA).

 

alt

 

A parceria proporcionará a oportunidade de treinamento prático para os discentes, supervisionados por coordenador acadêmico, que promoverá a construção conjunta de soluções a partir de problemas reais apresentados pela comunidade; enquanto que, para a Receita Federal, possibilitará maior cooperação com as instituições de ensino e permitirá uma maior proximidade com o grande público, para o desenvolvimento de canal técnico de comunicação institucional com colaboradores externos, além de estimular a capacitação do futuro profissional do desenvolvimento de uma consciência cidadã sobre a fonte e o uso dos tributos.

Sobre o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

Na busca de uma maior aceitação social da tributação e do desenvolvimento da moral tributária, a Receita Federal (RFB) desenvolve diversas ações de Educação Fiscal norteadas por diretrizes como a promoção da orientação tributária e aduaneira, o fornecimento aos cidadãos de conhecimentos sobre o funcionamento do órgão, a informação e a divulgação dos serviços prestados e dos seus diversos canais de atendimento.

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com as instituições de ensino superior. O projeto oferece serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo e, ao mesmo tempo, contribui para o desenvolvimento técnico e prático dos universitários de Ciências Contábeis e de Comércio Exterior. O NAF ainda funciona como centro de geração de conhecimento tributário por meio, por exemplo, de discussões, criação de palestras, grupos de estudo e treinamentos, além de proporcionar aos estudantes a formação sobre a função social dos tributos e dos direitos e deveres associados à tributação junto com a aplicação prática do seu aprendizado acadêmico, assim como a geração de conhecimento acerca das obrigações tributárias.

 

alt

 

Pela Uece, além do reitor, Jackson Sampaio, estavam presentes no evento, o vice-reitor, Hidelbrando Soares, o pró-reitor de Graduação, Jerffeson Teixeira de Souza, o pró-reitor de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva, o pró-reitor de Extensão, Fernando Roberto Ferreira Silva, a chefe de Gabinete, Fátima Leitão, o diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados, Vladimir Spinelli, o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia, Luciano Moura Cavalcante, a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Glaucia Posso Lima, da diretora do Centro de Educação, Josete de Oliveira Castelo Branco Sales, o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Aldemir Freire Moreira, o diretor da Faculdade Dom Aureliano Matos (Fafidam) em Limoeiro do Norte, o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (Cecitec) em Tauá, Isaias Batista Lima, a diretora do Núcleo de Pesquisa, Célia Sampaio, o procurador Institucional Educacional, Edmar Pereira, o diretor executivo do Parque Tecnológico, Plácido Castelo Neto.

A reunião contou ainda com as presenças do auditor fiscal da Secretaria da Fazenda, Alexandre de Sobreira Cialdine, do representante da Secretaria da Fazenda e coordenador de Educação Fiscal do Estado do Ceará, Argemiro Torres, da chefe de Serviço de Controle de Acompanhamento Tributário, Sandra Maria Holanda Ponte Ribeiro, do chefe do Centro de Atendimento ao Contribuinte da Delegacia de Fortaleza, Astrogildo Júinor, do chefe da Divisão de Interação com o Cidadão, Daniel da Silva Sá, o  representante da superintendência da Receita Federal, João Luis Brasil Gondim, e da cerimonialista Maria Dolores Filgueiras Piancó, que atuou como mestre de cerimônia do evento.