UECE participa do projeto “Nós propomos! Cidadania e inovação na educação geográfica”

18 de outubro de 2019 - 08:58 # # #

Na quarta-feira, 09 de outubro, realizou-se na Fafidam a assinatura do Acordo de Cooperação entre a Universidade Estadual do Ceará, a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação/Crede 10 Russas e a Secretaria Municipal de Educação de Limoeiro do Norte, assumindo-se oficialmente, nesta rede, a colaboração ao Projeto “Nós Propomos! Cidadania e inovação na educação geográfica”.

Estavam presente (da esquerda para a direita): o Professor Rameres Régis, Diretor da Fafidam; a coordenadora do Projeto, a Professora Anezilany Gomes, a Coordenadora da Crede 10 Russas, Maria Jucineide da Costa Fernandes; o Vice-Reitor, Professor Hidelbrando dos Santos, a Secretária de Educação de Limoeiro, Maria de Fátima Holanda dos Santos e a Vice-diretora da Fafidam, Professora Lucenir Jerônimo.

Esse acordo foi celebrado após a assinatura do Acordo Geral de Cooperação entre a Universidade de Lisboa e a Universidade Estadual do Ceará, sob o qual se protocolizou formalmente a adesão da Uece ao Projeto Internacional Nós Propomos!, concebido originalmente em Portugal, pelo Professor Doutor Sérgio Claudino, do Instituto de Geografia e Ordenamento Territorial/Igot, Universidade de Lisboa. Com foco na cidadania territorial, na participação pública no processo de governança e na inovação na educação geográfica, o Projeto vem se desenvolvendo no município de Limoeiro do Norte, sob a coordenação da Professora Doutora Maria Anezilany Gomes do Nascimento.

Os alunos das escolas envolvidas realizam investigações sobre temas diversos, como mobilidade e acessibilidade; gestão dos resíduos sólidos; patrimônio cultural; uso, acesso e qualidade da água e queimadas, colaborando com o poder público para o planejamento e o enfrentamento de problemas territoriais locais.

Esse trabalho culmina com a elaboração de propostas relativas aos problemas definidos e investigados por esses estudantes, em um processo que envolve habilidades, técnicas e instrumentos relacionados ao pensamento espacial e à representação e interpretação da informação geográfica. Encerra-se com um Seminário no qual se apresentam as investigações e as propostas à escola, à comunidade e ao poder público.

O Projeto já vem sendo desenvolvido desde 2011, em Portugal, expandindo-se nos últimos anos até a Espanha, Brasil, Colômbia, Peru, México e Moçambique. No Ceará, as atividades começaram em abril de 2019, na Universidade Estadual do Ceará, na Unidade da Fafidam, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e de parceiros do município de Limoeiro do Norte.