UECE aprova adesão ao Sistema ENEM/SISU/COTAS

15 de abril de 2014 - 18:26 #

Em reunião presidida pelo Reitor Jackson Sampaio, o Conselho Universitário (CONSU) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) aprovou na tarde da última segunda-feira, 14 de abril, a adesão da UECE ao Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, ao Sistema de Seleção Unificado – SISU/MEC e ao Sistema de COTAS.

A adesão da UECE ao ENEM, SISU e Sistema de COTAS dar-se-á a partir do semestre 2015.1, mediante a oferta anual de 50% das vagas oferecidas no primeiro semestre letivo de cada ano, contemplando todos os turnos e cursos de graduação presenciais de oferta regular.

O processo seletivo realizado pela UECE se dará no âmbito de suas atribuições e competências (Vestibulares); já no sistema ENEM/SISU/COTAS, ocorrerá nas épocas próprias e em consonância com as diretrizes da instituição, aplicando-se subsidiariamente a Legislação Federal.

O percentual residual das vagas ofertadas no primeiro semestre letivo de cada ano, que não integrarem a adesão ao Sistema ENEM/SISU/COTAS, serão de livre concorrência e obedecerão aos critérios de Seleção de Edital Específico.

Como vai funcionar o modelo de adesão do Sistema ENEM/SISU/COTAS na Uece:

A adesão terá inicio em 2015.1, com a oferta anual de 50% de suas vagas em todos os turnos e cursos de graduação presenciais desta oferta regular. A oferta do 2º semestre será integralmente na modalidade Vestibular.

80% (oitenta por cento) das vagas serão destinadas para os candidatos que atendam ao critério republicano (aqui se afirma o critério republicano preconizado pela Lei 12. 77 de 2012, a chamada “Lei das Cotas”, que é a origem de escola pública) e 20% (vinte por cento) para ampla concorrência.

Os 80 % das vagas destinadas para egressos de escolas públicas serão subdivididas em 50% para aqueles com renda familiar inferior a 1,5 salários mínimos e 50% para aqueles com renda familiar igual ou superior a 1,5 salários mínimos.

Os percentuais de cotas étnico-raciais serão aplicados de acordo com o percentual de pertença racial da população no Ceará, indicados pelo último Censo do IBGE, aplicados sobre as vagas, das quais forem aplicados os critérios socioeconômico.

A reunião do Conselho Universitário aconteceu na Sala de Reunião dos Órgãos de Deliberação Coletiva, no Campus do Itaperi. O CONSU é formado por 34 membros efetivos.