Com 16 ICTs, UECE coordena no Ceará Rede de Inovação Tecnológica

3 de setembro de 2010 - 14:03 #

Com a adesão de 10 novas instituições, a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (Redenit-CE), que funciona desde janeiro de 2010 sob a  coordenação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), passa a abrigar 16 Núcleos de Inovação Tecnológica (NTIs) das Instituições de Ciência  e Tecnologia (ICTs) públicas e privadas, sediadas no Ceará. Para  apresentar a Redenit-CE ao público, a UECE realizou nesta  segunda-feira (30/08), solenidade presidida pelo Reitor Francisco de  Assis Moura Araripe, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi.  Após a solenidade, a vice-diretora do Centro de Apoio ao  Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (UnB), Ednalva  Fernandes de Morais, proferiu palestra sobre o tema NIT e a sua  influência no desenvolvimento local.

Na presença dos representantes de todas as instituições integrantes  da Redenit-CE, o coordenador geral Prof. Vladimir Spinelli Chagas,  falou sobre a Rede, mostrou quais os seus benefícios e a sua  finalidade, que é a de organizar e estimular parceria entre os NITs  das ICTs, públicas e privadas existentes no Ceará, bem como apoiar a  criação de novos Núcleos, para a promoção do desenvolvimento, da  proteção e da transferência da inovação tecnológica para o mercado.

O professor Spinelli falou também, das ações da Redenit-CE e lembrou que a Rede fez a identificação, neste ano, de aproximadamente 40 patentes  de ICTS integradas à Redenit-CE. Enfatizou ainda, que os NITs têm como  objetivo identificar e gerar estratégias para que o grande número de  pesquisas desenvolvidas atualmente pelas ICTs possam transformar-se em  inovação.

Falaram ainda, na ocasião, o presidente da Fundação Cearense de Apoio  ao Desenvolvimento Científico (FUNCAP), Tarcisio Haroldo Cavalcante  Pequeno, o coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da  Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE),  representando o Secretário professor René Barreira, Francisco Carvalho, e o  coordenador técnico da Redenit-CE, professor Luiz Eduardo Tavares.

Em seu discurso, encerrando o evento, o Reitor Assis Araripe disse  reconhecer a importância da Redenit-CE para o desenvolvimento do Ceará  e a soma que a Rede trará para este Estado. Ressaltou que a  Universidade está cumprindo o seu papel e que aquele era um dia  histórico para a UECE. “O mais importante é que estamos com parceiras  procedentes e que devemos somar esforços com competência para realizar  projetos importantes como esse.  A Universidade Pública vem  desenvolvendo boas perspectivas para o engrandecimento do Ceará”. Araripe ressaltou que os grandes tocadores desse projeto são professores Vladimir  Spinelli, Luiz Eduardo Tavares e Aloma Pessoa.

As 10 novas instituições que passaram a integrar a REDENIT-CE são as  seguintes: a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), o Instituto de  Tecnologia da Informação e Comunicação (ITIC), o Instituto Federal de  Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Empresa Brasileira  de Agroindústria Tropical (EMBRAPA CNPAT), a Empresa Brasileira de Ovinos e  Caprinos (EMBRAPA CNPC), a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Parque de  Desenvolvimento Tecnológico (PADETEC), o Instituto Atlântico, Fundação  Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial  (SENAI).

O evento reuniu dirigentes de ICTs públicas e privadas, Pró-Reitores,  Diretores de Centros e Faculdades, professores, pesquisadores, alunos,  servidores, entre outros. Para finalizar, a vice-diretora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília  (UnB), Ednalva Fernandes de Morais, com muita propriedade, ministrou  palestra sobre o tema “NIT e a sua influência no desenvolvimento  local”, fazendo uma análise dos Núcleos de Inovação Tecnológica e da  cultura da inovação, e quais os mecanismos que as ICTs podem  utilizar-se para a apropriação do conhecimento, das riquezas geradas  pela ciência e como tudo isso pode ser mostrado ao mercado.