Uece apresenta proposta para Projeto Ceará Pacífico

26 de outubro de 2015 - 15:29

Os professores Geovani Jacó de Freitas, Claudiana Alencar e Glaucíria Mota Brasil, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), participaram na última sexta-feira, 23, de reunião do Projeto Ceará Pacífico, realizada no Gabinete da Vice Governadoria do Estado, com a vice-governadora Izolda Cela e representantes de instituições públicas que atuam no bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza.

alt

O encontro teve como objetivo apresentar experiências metodológicas dos trabalhos desenvolvidos por essas instituições no bairro. Na ocasião a Uece apresentou proposta metodológica de trabalho de intervenção a ser desenvolvido como experiência piloto pelo projeto Ceará Pacífico.

Segundo a vice-governadora Izolda Cela, são várias as experiências atualmente desenvolvidas no local, mas, ao mesmo tempo, constata-se dispersão de ações. “O desafio é a potencialização e articulação dessas ações, tendo como objetivo principal a diminuição dos índices de criminalidade violenta no bairro, a superação da taxa de vitimização juvenil e o aumento da segurança e da sensação de segurança das pessoas, por meio do envolvimento coletivo”.

De acordo com o professor Geovani Jacó de Freitas, a proposta da Uece fundamenta os princípios da participação, da cooperação e da articulação dos vários conhecimentos e saberes como móvel de ações coletivas “da” e “na” comunidade.

“O foco principal deste modelo de ação são os jovens do bairro. O objetivo é envolver as juventudes locais, professores e estudantes universitários, educadores e agentes públicos atuantes no território em processo continuado de formação-ação, tanto para a compreensão da realidade do bairro, como para fortalecer as potencialidades coletivas e a construção de ações de superação dos problemas que afetam o cotidiano ordinário do território”, explica o professor.

Estiveram presentes membros da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas; da Secretaria de Saúde – Atenção Básica, da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF); Secretaria Especial de Política sobre Drogas; e a Organização Não Governamental (ONG) Terre des Hommes.