UECE apresenta, nesta segunda-feira, a REDENIT-CE

27 de agosto de 2010 - 15:48 #

Para apresentar a Rede de Núcleos de Inovação do Ceará (Redenit-CE) ao público e a adesão de dez novas instituições, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) promove às 14h desta segunda-feira (30/08), uma solenidade no Auditório Paulo Petrola, localizado no prédio da Reitora, no Campus do Itaperi. A apresentação desse órgão será realizada pela vice-diretora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (UnB), Ednalva Fernandes de Morais, que na ocasião, fará palestra sobre o tema “NIT e a sua influência no desenvolvimento local”. O Reitor da UECE, professor Assis Araripe, preside a solenidade.

Criada em janeiro de 2010, a Redenit-CE tem como objetivos, identificar e gerar estratégias para que as pesquisas desenvolvidas pelas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) se transformem em inovação e negócios, visando à proteção do conhecimento e à transferência da inovação tecnológica para o mercado. Contribui, dessa maneira, com o desenvolvimento tecnológico do Estado do Ceará, através do apoio à estruturação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de cada ICT envolvida, em conformidade com as Leis de Inovação Federal n° 10.973 e Estadual n° 14.220.

Dentre as ações desenvolvidas pela Redenit-CE, desde sua criação, destacam-se a realização de Roadmap (mapeamento)Tecnológico, que auxilia as ICTs em sua relação com o mercado, através do levantamento e divulgação das competências e capacidades das instituições, bem como das potenciais demandas da sociedade; realização de três cursos básicos de Propriedade Intelectual, estes abrangendo mais de 120 participantes; oficinas quinzenais de Marco Legal; participação em eventos e promoção de palestras divulgando a cultura da inovação e proteção do conhecimento, além do apoio, orientação e demais ações junto aos pesquisadores das ICTs envolvidas, quanto à busca de anterioridade, redação de patentes, negociação e transferência tecnológica.

Coordenada pela UECE, A Redenit-CE foi formada inicialmente pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), a Universidade Regional do Cariri (URCA), a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC), o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC) e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME).

As dez novas instituições que passam a fazer parte da Redenit-CE e que assinam o documento de adesão, nesta segunda-feira (30/08), são as seguintes: Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (ITIC); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Empresa Brasileira de Agroindústria Tropical (EMBRAPA); Empresa Brasileira de Ovinos e Caprinos (EMBRAPA); Universidade Federal do Ceará (UFC); Parque de Desenvolvimento Tecnológico (PADETEC); Instituto Atlântico; Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Informações: REDENIT-CE – (85) 3101 9667 / redenitce@uece.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.