UECE apresenta ações de combate à pandemia no 66º Fórum Nacional da Abruem

10 de dezembro de 2021 - 10:42 # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) participou, entre 2 e 4 de dezembro, do 66º Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), com a presença de reitores de universidades de todo o País. Realizado no município de Juazeiro do Norte, região do Cariri, o evento contou com palestra do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, e homenageou o ex-reitor da instituição, professor Jackson Sampaio. O fórum teve como tema “Ciência, conhecimento e diversidade: o papel das universidades estaduais e municipais no desenvolvimento do Brasil e o contexto da pandemia”.

O reitor Hidelbrando Soares ministrou a palestra sobre “Experiências inovadoras das Universidades Estaduais Cearenses”, ao lado dos professores Carlos Kleber do Nascimento, vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), e Izabelle Mont’Alverne, vice-reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). “A universidade pôde apresentar sua dimensão, enquanto universidade multicampi e interiorizada, que atua em sete das oito áreas de conhecimento do CNPq. Mostramos nosso forte papel de interiorização da educação superior pública, gratuita e de qualidade e nossa fortaleza na formação qualificada de professores no estado do Ceará”, explica o reitor.

Na palestra, o reitor da Uece ainda evidenciou as ações de pesquisa da instituição voltadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19. Entre os projetos em desenvolvimento, foram destacados o respirador mecânico Abanar, equipamento de baixo custo criado em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco); a vacina contra a Covid-19, desenvolvida com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que se encontra em processo para aprovação de testes pré-clínicos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); e o teste rápido para diagnóstico da Covid-19, com resultado obtido a partir da saliva ou de secreções nasais.

“Também destacamos as discussões que o Governo do Estado e a Universidade vêm fazendo sobre a expansão da interiorização, mostrando a metodologia que estamos estabelecendo para definir cursos que oferecemos na expansão: uma metodologia de diálogo com a comunidade. Falamos da experiência de Canindé e Quixeramobim como modelo para esse trabalho. Destacamos também a importância da extensão universitária e da formação de capital humano que a universidade vem fazendo há 46 anos, e a importância desses aspectos para o desenvolvimento regional e local para o Estado do Ceará”, acrescenta o professor Hidelbrando.

A atuação dos Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade da Uece (LAIS), responsável pela criação do Túnel de Vento, também foi destaque no fórum da Abruem. Elaborado em convênio com a M&M Instrumentação, o equipamento contribui para o desenvolvimento da pesquisa científica em energias renováveis e da economia verde no Ceará, explicou o reitor da Uece.

Comenda

Na noite de abertura do 66º Fórum Nacional da Abruem, houve a entrega dos Diplomas de Associado Honorário aos reitores que concluíram os seus mandatos entre 2019 e 2021. O ex-reitor da Uece, Jackson Sampaio, recebeu a comenda, em homenagem ao exercício de sua gestão entre 2012 a 2020. Na ocasião, o ex-reitor foi representado pelo professor Hidelbrando Soares.

“O título de associado honorário da Abruem é concedido a todos os ex-reitores da associação, quando se afastam do cargo. Demonstra que a associação reconhece a permanência das ações acadêmicas, para além do mandato. Constitui uma prática que une memória e dignidade com o ex-reitor e sua comunidade acadêmica”, avaliou o professor Jackson Sampaio.

Parceria com o Poder Executivo

O 66º Fórum Nacional da Abruem contou, ainda, com a participação do governador do Ceará, Camilo Santana. No segundo dia do evento, o chefe do Executivo estadual destacou a importância dos investimentos em pesquisa na busca de soluções para a sociedade e a aproximação da academia com o Governo do Estado. Ele citou ainda o exemplo da descoberta do Capacete Elmo, que tem ajudado a salvar vidas, além dos avanços da produção de vacinas contra a Covid-19, por meio da Fiocruz, o que irá tornar mais viável, do ponto de vista financeiro, a vacina no Brasil e no Ceará. “Nós acreditamos muito no grande caminho que o Brasil precisa construir através da educação, da ciência e da tecnologia. Isso é o que fazemos no Ceará e não temos medido esforços”, afirma.

O governador destacou algumas políticas que foram adotadas durante o período da pandemia para atender aos alunos, a exemplo da distribuição de chips nas universidades, a aquisição de tablets, “já que a pandemia acelerou a conectividade”, afirmou. Camilo Santana ainda destacou a satisfação do Cariri em receber o evento da Abruem e agradeceu a presença dos reitores no Estado, para que pudessem trabalhar pelo desenvolvimento e melhoria das universidades.

O evento também contou com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado, Inácio Arruda, que participou da solenidade de abertura e conduziu a palestra “A política de combate à pandemia do Estado do Ceará e o Sistema de Universidades”.