UECE apoia projeto que visa lançar obra inédita do cantor Belchior

1 de junho de 2021 - 14:22 # # #

A Universidade Estadual do Ceará, através da professora Cleudene Aragão, atual diretora da Editora UECE (EdUECE), apoia institucionalmente o projeto de financiamento coletivo da obra Belchior canta Cruz e Sousa. Em sua última turnê, realizada em cidades de Santa Catarina em 2005, o compositor Belchior musicou e apresentou oito poemas do célebre poeta simbolista catarinense Cruz e Sousa. E agora, quase 16 anos depois, essa turnê vai virar um CD, que imortalizará essa que foi a última produção musical de Belchior.

A articulação para apoiar o projeto partiu da professora Cleudene, fã incondicional do cantor. A professora conta que estava à procura do livro Cancioneiro Belchior, obra que apresenta as letras das canções do músico revisadas, quando conheceu o professor José Gomes Neto, organizador do livro e grande amigo de Belchior. “Imediatamente me dispus a trabalhar na interlocução com entes culturais cearenses, mas intuí que seria um projeto que deveria ter a UECE como primeira apoiadora no Ceará. Além da relevância artística de Belchior, um dos maiores artistas brasileiros, intelectual, grande poeta, compositor, cantor e artista plástico, que merece dos cearenses todas as loas e homenagens, pareceu-me incrível ele ter doado o seu talento para a difusão de um dos maiores poetas brasileiros, o catarinense Cruz e Sousa, o que justificava a adesão da UECE”, comenta.

 O projeto lança nesta terça-feira, 1º de junho, uma campanha de financiamento coletivo que irá transformar em CD o encontro desses dois gênios brasileiros. Em sua última turnê, Belchior musicou sonetos de Cruz e Sousa, e agora o material – até então inédito – vai ganhar o mundo. O financiamento será feito através do site da Benfeitoria.

As pessoas escolhem o quanto podem ou querem doar e, em troca, recebem recompensas. A primeira delas, claro, é o CD Belchior canta Cruz e Sousa. De acordo com o valor da doação, é possível receber também a obra Cancioneiro Belchior, do escritor José Gomes Neto, e o livro Cruz e Sousa: Travessias, de Celestino Sachet e do próprio Gomes. Uma grande surpresa, preparada para os fãs do compositor, é o botton com acabamento em ouro envelhecido e imagem de Belchior.

Ainda segundo a professora Cleudene, o apoio da UECE é uma celebração do encontro entre Literatura e Música, para além de toda a relevância artística, cultural, musical e literária do projeto. Acrescente-se a tudo isso o desejo de proporcionar a todos os fãs de Belchior o acesso a um registro inédito da sua genialidade.

Para o reitor da UECE, professor Hidelbrando Soares, a “Universidade Estadual do Ceará tem forte compromisso com a cultura, especialmente em suas manifestações regional e local. Por isso, a instituição abraça esse tão importante projeto, Belchior canta Cruz e Sousa. Belchior é um dos grandes nomes da cultura cearense, com projeção nacional e internacional. Sua obra representa a inteligência, a engenhosidade e o talento do povo cearense, motivo pelo qual ela ecoa até hoje de forma tão importante. Ao longo de sua carreira, fomos presenteados com uma obra vasta que tratava da subjetividade humana e dos aspectos sociais de tantas formas”.

O projeto é de responsabilidade do escritor e produtor cultural José Gomes Neto, professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e amigo pessoal de Belchior, de quem guarda cartas, textos e o CD original, além de objetos pessoais.

Recentemente, o professor Gomes lançou o livro Cancioneiro Belchior, obra construída pelos dois amigos durante anos, que traz a versão final de todas as letras escritas e interpretadas por Belchior. No projeto, estarão disponíveis os últimos exemplares da obra. A propósito, conta o professor Gomes: “Não foi a primeira vez que Belchior musicou poemas. Ele já tinha feito o mesmo com 33 poemas de Carlos Drummond de Andrade, em 2004”.

ÚLTIMA TURNÊ

Uma Turnê Catarina foi a última das turnês de Belchior, o que torna o material ainda mais precioso. Ele se apresentou com o projeto em 10 cidades de Santa Catarina, entre 11 e 27 de novembro de 2005. O CD Belchior canta Cruz e Sousa será, portanto, o último registro musical do cantor e compositor.

Oito poemas de Cruz e Sousa foram musicados e interpretados pelo artista cearense. Na época, ele gravou as letras com acompanhamento de um teclado, para servir de base aos músicos que dividiam o palco com ele. Para comemorar o aniversário de 75 anos de Belchior, em outubro, chegará à casa do colaborador o CD concebido em 2021, mas com base em gravações de 16 anos atrás.

Belchior gravou oito poemas de Cruz e Sousa:  Abrigo Celeste, Vida Obscura, Supremo Verbo, Feliz, Ilusões Mortas, Sonho Branco, Incensos e Serpente de Cabelos. Para que o CD seja produzido com mais qualidade e riqueza musical, a voz de Belchior será separada do teclado original. Na sequência, o maestro e compositor João Mourão irá criar os arranjos e adicionar às trilhas sonoras a musicalidade de diversos instrumentos, executados por músicos convidados.

COMO SERÁ VIABILIZADO O PROJETO?

O projeto será viabilizado através da Benfeitoria, plataforma pioneira em crowdfunding (financiamento coletivo) no Brasil. Essa ferramenta tem como principal função arrecadar recursos para tirar projetos do papel. O interessado escolhe quanto quiser ou puder contribuir e recebe recompensas por isso. A partir desta terça-feira, 1º de junho, o link do projeto entrará no ar: www.benfeitoria.com/belchiorcantacruzesousa

A partir daí, será possível fazer sua doação ao projeto, garantindo as recompensas escolhidas, como o CD Belchior Canta Cruz e Sousa. Não esqueça: as recompensas são limitadas, e o período de doação irá somente até fins de julho. Além disso, nem o CD nem o botton serão encontrados no mercado. E o Cancioneiro Belchior estará esgotado.

O CD

O CD virá em embalagem customizada, tipo digipack, com 3 painéis e um box. Acompanhará um livreto/encarte com 16 páginas coloridas com a apresentação do projeto, os perfis do músico cearense e do poeta catarinense e as letras dos oito sonetos gravados.

 INFORMAÇÕES

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas nos endereços Belchior canta Cruz e Sousa no Instagram e no Facebook.

Após 1º de junho, visite www.benfeitoria.com/belchiorcantacruzesousa