UECE adere à campanha Novembro Azul

20 de novembro de 2014 - 13:04

alt

Depois do Outubro Rosa, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) chega ao Novembro Azul, aderindo também à campanha de conscientização sobre o câncer de próstata iluminando a torre de 25 metros da Reitoria, no Campus do Itaperi, para chamar a atenção para uma doença que, estima-se, vai afetar um a cada dez homens durante algum momento da vida.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é responsável por sete mil mortes ao ano e é a segunda causa de morbidade entre os homens perdendo apenas para o câncer de pulmão.

Outras estatísticas afirmam que, com 50 anos, um em cada quatro homens apresenta células cancerígenas na próstata. Aos 80 anos, esta relação cresce para 1 em cada 2.

A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas, daí a importância dos exames de toque e laboratorial (dosagem do PSA).

Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina).

Dor óssea, principalmente na região das costas, devido à presença de metástases, é sinal de que a doença evoluiu para um grau de maior gravidade.

alt