UECE acaba de ganhar dois doutorados DINTER

23 de julho de 2009 - 14:35 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) abre, ainda em 2009, dois novos doutorados DINTER (Doutorado Interinstitucional). Os cursos de pós-graduação, stricto sensu, oferecidos pela UECE são em História e em Ciências Fisiológicas. Segundo o Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, prof. Jackson Sampaio, a informação é da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão que instituiu o Programa DINTER, cujas instituições de ensino superior beneficiadas estão no edital Novas Fronteiras, que a CAPES acaba de publicar.

O doutorado em História será oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e vai beneficiar a UECE e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O doutorado em Ciências Fisiológicas, que favorecerá a UECE, será realizado através da associação de três universidades, a UFMG, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de São Paulo (USP). Como em toda universidade, quanto mais professores doutores melhor. Na UECE, onde essa necessidade também existe, o Programa DINTER vem aumentar a capacidade e qualificar os professores, os quais trabalharão na formação de mestres dessa universidade.

A iniciativa de utilizar a competência de programas de pós-graduação como o DINTER, já consolidados para, com base em formas bem estruturadas de parceria ou cooperação interinstitucional, viabiliza a formação de doutores fora dos grandes centros educacionais. O Programa DINTER foi instituído pela CAPES em setembro de 2005, e tem como objetivo oferecer a um grupo ou turma de alunos a formação em nível de doutorado, sob condições especiais.

Contatos: coordenador do mestrado de História: prof.
               Marcos Aurélio, 3101-9761 / 3101-9762
               Coordenador do mestrado de Ciências