Uece abre XXIII Semana Universitária debatendo Cultura de Paz

23 de outubro de 2018 - 20:23 #

Ao som da Banda Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (UECE), regida pelo maestro Marcio Landi, em magistral apresentação, o reitor Jackson Sampaio, abriu na noite do último dia (22/10), a XXIII Semana Universitária da Uece. A conferência de abertura do evento foi proferida pela professora Maria do Carmo Bomfim, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sobre o tema central da semana Universidade e Valores Humanos: construindo uma cultura de paz.

alt

O ponto alto do inicio da Semana foi a apresentação da Banda Sinfônica da Uece, por especial deferência do maestro principal, Marcio Landi, teve peças regidas por convidados, como a professora Inês Martins, e o jovem regente Édipo Matias Bezerra e contou com a participação da brilhante pianista, professora do curso de música, Nelma Dahas.

alt

Dimensão da Semana Universitária

Maior evento cientfico-cultural da Uece, a Semana Universitária, prossegue até sexta-feira, 26 de outubro, conta nesta edição de 2018, com 2.212 inscritos trabalhos, sendo 514 de pesquisadores; 920 de alunos de Iniciação Cientifica; 256 de trabalhos de Extensão; 201 trabalhos entre o PIBID, PET/MEC, PET/SAÚDE, Estágio Supervisionado, e de Práticas a Docentes. Conta ainda com a realização de 100 minicursos; 40 oficinas de vivências; 18 atividades artístico-culturais; 10 atividades de serviços, incluindo exames laboratoriais e açãoes solidárias.

A Feira das Profissões, que acontece nesta terça (23) e quarta-feira (24), 63 Escolas de Ensino Médio, de Fortaleza e Região Metropolitana, confirmaram presença e trarão, para participar, cerca 5.000 alunos. A Feira das Profissões conta com 21 stands apresentando profissões oferecidas pela Uece.

Segundo o reitor, Jackson Sampaio, que presidiu a solenidade de abertura do evento, a Semana Universitária da UECE, representa síntese de nossa capacidade produtiva e qualificada prestação de contas à sociedade. O bom desempenho de cada edição da Semana assegura custeio e investimentos futuros.

Dentro da Semana Universitária ocorrem o II Encontro de Práticas Docentes; XXVII Encontro de Iniciação Científica; XXIV Encontro de Pesquisadores; VIII Encontro de Extensão; III Encontro de Estágio Supervisionado; XXII Encontro de Monitória Acadêmica – PROMAC; IX Encontro de Iniciação à Docência – PIBID; XX Encontro do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC); V Encontro de Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/GRADUASUS); VII Encontro do Programa de Bolsas de Estudo e Permanência Universitária – PBEPU; VI Feira das Profissões; IV Semana Nacional do Livro e da Biblioteca; VI Ação Uece Solidária; XI Mostra de Extensão; VI Mostra de Publicações; VI Mostra de Arte e Cultura da Uece.

O encerramento do encontro ocorre no dia 26 de outubro (sexta-feira), no Auditório Central, Campus Itaperi, às 8h30, com Concerto da Orquestra Sinfônica da Uece, seguido pela entrega da premiação dos melhores trabalhos apresentados pelos professores e alunos, que serão agraciados com menção honrosa. Os trabalhos científicos apresentados durante todo período da semana serão das áreas de conhecimento de Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; e Lingüística, Letras e Artes.

A cerimônia de abertura contou com a presença do vice-reitor, Hidelbrando Soares; da pró-reitora de Graduação, Monica Cavaignac; da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Nukacia Meyre Silva Araújo; do pró-reitor de Extensão, Fernando Roberto Ferreira Silva; do pró-reitor de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva; do diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Vladimir Spinelli; da diretora do Centro de Educação (CED), Josete Castelo Branco Sales; do diretor da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam) de Limoeiro do Norte, João Rameres Regis; do diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CECITEC) de Tauá, Isaias Batista; da diretora Pesquisa, Célia Sampaio; do chefe de Gabinete, Edmar Pereira Neto;do Procurador Educacional e Instituiconal, Jerffeson Teixeira de Souza; da diretora da Biblioteca, Ana Neri Barreto; do coordenador do Núcleo de educação Profissional, Nelson Arruda; da coordenadora do Núcleo de Ensino de Libras, Cléia Rocha; de coordenadores de cursos, demais professores, servidores e estudantes.