UECE abre votação para tema da XXVI Semana Universitária

29 de junho de 2021 - 13:25 # # #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizará em 2021, de forma on-line, a 26ª edição do maior evento científico e cultural da Instituição. A XXVI Semana Universitária propõe temas que levam em consideração o contexto sociopolítico no qual o Brasil se encontra.

Neste ano, o evento acontecerá no período de 22 a 26 de novembro de 2021, e, como nos anos anteriores, a escolha do tema será feita por alunos, professores e servidores da UECE. O mais votado pautará as atividades da Semana.

A votação já está aberta e permanecerá até o dia 04 de julho de 2021.

Conheça os temas:

Rumos da Universidade Pública em tempos de crise humana, política e institucional

As crises inerentes à universidade pública existem, em escala internacional, de longa data. Recrudescem ao longo do Século XX, como nos lembra Boaventura de Sousa Santos, resultando da própria dinâmica da existência, do papel e da identidade dessa Instituição, em sua relação com a sociedade. Uma dessas crises, a institucional, se intensificou nos últimos anos, à medida que esse bem público passa a ser secundário nas políticas públicas e na capitalização de recursos voltados às universidades públicas. A conjuntura mais recente nos impõe novos desafios autenticando o papel da ciência, do conhecimento e da educação como caminhos únicos de superação e de enfrentamento do conjunto de crises que vivenciamos. Quais os rumos da Universidade Pública frente a esses desafios e no cerne de sua missão e dos princípios pautados na produção crítica do conhecimento e na abertura ao diálogo social?

UECE em tempos de vulnerabilidade democrática, institucional e individual

O tema contextualiza a universidade no momento da pandemia de Covid19, de aprofundamento das desigualdades e de ataques às universidades, à ciência e à democracia. Estes ataques afetam a subjetividade das pessoas, o desenvolvimento acadêmico da universidade e o futuro das políticas públicas baseadas em direitos e em inclusão social.

O papel da Universidade Pública na ciência, tecnologia e inovação do Brasil em tempos de crise

A busca pelo desenvolvimento econômico e social tem mostrado que este caminho tem como pontos fundamentais a ciência, a tecnologia e a inovação. No paradigma da sociedade da informação e do conhecimento que resulta na sociedade da inovação, ciência e tecnologia ganham cada vez mais importância. O desenvolvimento de qualquer país está diretamente relacionado à aplicação de capital no setor. Inovação, pesquisa, capacitação científica, no fim, é um bem público.

É necessário estar logado no e-mail institucional para responder. Acesse o link abaixo e vote no tema de sua preferência.

Participe!