Uece abre votação para tema da XXI Semana Universitária

6 de julho de 2016 - 18:51

 

Diante do contexto sociopolítico em que o Brasil se encontra e compreendendo que cabe também à Universidade discutir o assunto, em 2016, a Uece traz para votação três diferentes temas para a 21ª edição do maior evento científico e cultural de nossa Instituição.

Neste ano, a Semana Universitária acontecerá no período de 7 a 11 de novembro e, como nos anos anteriores, a escolha do tema será feita por alunos, professores e servidores da Uece. O mais votado pautará as atividades da Semana.

A votação já está aberta e permanecerá até o dia 24 de julho. A enquete está disponível na seção “Serviços”, na parte inferior do lado direito do site da Uece.

 

Conheça os temas:

 

Ciência e ética: um diálogo possível

A atual conjuntura sociopolítica brasileira tem provocado no âmbito da sociedade um intenso debate sobre o comportamento ético da nossa população. Nas universidades, essa polêmica também tem encontrado seu espaço de reflexão, com especial atenção ao papel da ciência na superação das desigualdades existentes em nosso país. Neste sentido, a XXI Semana Universitária da UECE deve provocar um diálogo que questione a possibilidade da ética e da ciência estarem alinhadas nas suas caminhadas.

 

Conhecimento e ética: caminho para uma nova realidade social

A relação entre a produção do conhecimento e a ética, compondo o tema XXI Semana Universitária da UECE, proporcionará discussões sobre o caminho para uma nova realidade social. Pretende-se com essa discussão a compreensão de que a produção do conhecimento deve passar pela formação ética dos indivíduos na sociedade, de forma crítica e democrática, levando em consideração as relações interpessoais e os conflitos existentes no cenário atual.

 

Universidade e produção do conhecimento: desafios da formação para o exercício da ética e da cidadania

A universidade deve refletir criticamente sobre o seu papel no processo de produção e socialização de conhecimentos que contribuam para a formação de cidadãos éticos e conscientes dos desafios de seu tempo. A atualidade é marcada por profundas transformações societárias que exigem não apenas competência teórico-metodológica para decifrar a realidade, mas também compromisso ético-político para transformá-la no sentido da emancipação social. É esta reflexão que se pretende fazer na XXI Semana Universitária.