UECE abre Semana Universitária debatendo Ética na Pesquisa

10 de novembro de 2016 - 14:08 #

Ao som da Banda Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (UECE), regida pelo maestro Marcio Landi, o reitor Jackson Sampaio, abriu na noite do último dia (07/11), a XXI Semana Universitária da UECE. A conferência de abertura do evento foi proferida pelo coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, Jorge Alves de Almeida Venâncio, sobre o tema Programa da Ética em Pesquisa no Brasil.

alt

O maior evento cientifico e cultural da UECE, a Semana Universitária, prossegue até sexta-feira, 11 de novembro, conta nesta edição 2016, com 4.338 inscritos trabalhos, sendo 862 de pesquisadores, 1.453 de alunos de Iniciação Cientifica e 2.023 de trabalhos de Extensão, PET/MEC, PET/SAÚDE, Estágio Supervisionado, Iniciação a Docência, dentre outros.

alt

Com o tema “Ciência e Ética: um diálogo possível”, o encontro conta vasta programação, em que acontecerão palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, além de música, cultura, ação solidária, feiras, e serviços como do Instituto Olhar, Humanartes/PROEX, Espaço Ekobé e muito mais.

Segundo o reitor, Jackson Sampaio, que presidiu a solenidade de abertura do evento, a Semana Universitária da UECE, representa síntese de nossa capacidade produtiva e qualificada prestação de contas à sociedade. O bom desempenho de cada edição da Semana assegura custeio e investimentos futuros.

alt

Dentro da Semana Universitária ocorrem o XXV Encontro de Iniciação Científica; XXII Encontro de Pesquisadores; IX Mostra de Extensão; I Encontro de Estágio Supervisionado; I Concurso de Monografias de Graduação da UECE; XX Encontro de Monitória Acadêmica; VII Encontro de Iniciação à Docência PIBID; XVIII Encontro do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC); III Encontro de Programa de educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/GRADUASUS); II Seminário de Políticas de Ações Afirmativas; V Encontro de Bolsistas de Estudo e Permanência Universitária; IV Feira das Profissões; IV Mostra de Arte e Cultura; IV Ação UECE Solidária.

A conferência de encerramento do encontro ocorrerá nesta sexta-feira, 11 de novembro, a qual será proferida pelos professores Claudiana Nogueira Alencar e Isaac Neto Goes da Silva, sobre o tema Ética em Ciências Humanas e Ética em Experimentação Animal, acontece também no Auditório Central, Campus Itaperi, às 9 horas.

Em seguida, haverá entrega da premiação dos melhores trabalhos apresentados pelos professores e alunos, que serão agraciados com menção honrosa. Os trabalhos científicos apresentados durante todo período da semana, são das áreas de conhecimento de Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; e Lingüística, Letras e Artes.

A XXI Semana Universitária da UECE é coordenada pela sua Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGPq), conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará; BRADESCO; IEPRO; SEBRAE; CAPES; FINEP; CNPQ.

alt

A cerimônia de abertura contou com a presença do vice-reitor, Hidelbrando Soares, do pró-reitor de Graduação, Jerffeson Teixeira de Souza, da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Nukacia Meyre Silva Araújo, do pró-reitor de Extensão, Fernando Roberto Ferreira Silva, do diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Vladimir Spinelli, do diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Luciano Moura Cavalcante, do diretor da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam) de Limoeiro do Norte, João Rameres Regis, da diretora do Núcleo de Pesquisa, Célia Sampaio, da chefe de Gabinete, Fátima Leitão, da coordenadora do Mestrado em Ciências Fisiológicas, Ana Maria Assereuy, de coordenadores de cursos, demais professores, servidores e estudantes.