UECE abre Semana Universitária debatendo autonomia e Plano Nacional de Educação

27 de novembro de 2013 - 13:19 #

Ao som do Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE), o reitor Jackson Sampaio abriu na manhã desta segunda-feira (25/11), a XVIII Semana Universitária da UECE. A conferência de abertura foi ministrada pelo reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Antônio Guedes Rangel Júnior, que falou sobre o tema “Universidade, Autonomia e Desenvolvimento”.

O coordenador geral do evento, Vice-Reitor Hidelbrando dos Santos Soares, disse ter convicção de que teremos uma XVIII Semana marcada tanto pelo debate acadêmico, científico e político. Na ocasião, agradeceu a presença de todos, principalmente, a participação dos que se deslocaram das Faculdades do Interior. Entre as novidades, anunciou a transmissão em videoconferência das principais atividades do evento para as Faculdades da UECE, localizadas nos municípios de Limoeiro do Norte, Itapipoca, Iguatú, Quixadá e Crateús.

O reitor, Jackson Sampaio, lembrou, em seu discurso, que a XVIII Semana Universitária da UECE completa simbolicamente a sua maioridade, 18 anos de existência.  Este encontro representa síntese de nossa capacidade produtiva e qualificada prestação de contas à sociedade. O bom desempenho de cada edição da Semana assegura custeio e investimentos futuros.

Para o reitor da UEPB, Antônio Rangel Júnior, a história das universidades do mundo começou há mais de 800 anos. Autonomia é parte integrante e condição para uma universidade se tornar uma instituição perene. A universidade tem que caminhar com planejamento, buscando autonomia com a participação do povo. “Qual o propósito de uma universidade, se não humanizar”, afirmou o conferencista. Em seguida, narrou a história de obstáculos e avanços das experiências de autonomia das universidades estaduais paulistas e deteve-se no caso da UEPB, onde foi aprovada uma lei que regulamenta as autonomias, mas a mesma vem sendo prejudicada por decisões superiores.

A Profa. Dra. Kátia Regina Rodrigues Lima, da UVA, e o Prof. Dr. Gean Cláudio de Souza Santana, da UEFS, apresentaram informações sobre as dificuldades das universidades estaduais e relataram várias propostas de regulamentação das autonomias acadêmica, de gestão financeira, administrativa e patrimonial, numa perspectiva crítica, como tem recomendado o ANDES. O debate também focou o momento de greve pelo qual passam as universidades estaduais cearenses.

A programação prossegue nesta quarta-feira (27), com o VI lançamento coletivo de cerca de 60 livros (sete são digitais) e a II Mostra de publicações, todos editados pela EdUECE (editora da UECE), segundo informa o diretor da Editora, Prof. Erasmo Miessa Ruiz, os autores são professores pesquisadores da universidade. O lançamento ocorre às 16h, no auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi.

A Mesa Redonda que discutirá o tema central do encontro “Semana Universitária 18 anos: socialização do ensino, da pesquisa e da extensão, com a participação do Reitor Jackson Sampaio, do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza e dos professores Guilherme Lincoln de Aguiar Ellery, Augusto Reinaldo Guimarães e Diana Célia Nunes Pinheiro, acontece também, nesta quarta-feira (27), às 18h, no Auditório Central, no Campus do Itaperi.

A Semana conta com um total de 3.697 trabalhos inscritos, sendo o Encontro de Iniciação Científica registra 1.929 trabalhos inscritos para apresentação, dos quais 50 foram inscritos para concorrer à premiação na modalidade oral. Os Encontros de Pesquisadores, de Iniciação à Docência, de Monitoria, do PET/MEC, do PET/SAÚDE e de Iniciação Artistica registram, respectivamente, 974, 342, 339, 37, 60, 16, trabalhos inscritos para apresentação. Quatro novas atividades representam as novidades desta 18ª edição, a Feira das Profissões, a Mostra de Arte e Cultura, o Projeto UECE Solidária e a Tenda da Inovação.

A conferência de encerramento do encontro acontece na próxima sexta-feira, 29, e será proferida pelo Senador cearense José Pimentel, sobre o tema “Plano Nacional de Educação e sua implicação nas universidades Estaduais ”. Em seguida, haverá entrega da premiação dos melhores trabalhos apresentados pelos professores e alunos, que serão agraciados com menção honrosa. Os primeiros, os segundos e os terceiros colocados receberão ainda, como prêmio, livros. Os trabalhos científicos apresentados durante todo período da semana, são das áreas de conhecimento de Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; e Lingüística, Letras e Artes.

A solenidade contou com a presença além do Reitor, Jackson Sampaio e do Vice-Reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, dos Pró-Reitores, de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza, de Graduação, Marcília Chagas Barreto, de Extensão, Lúcia Helena Fonseca Grangeiro, de Administração, Esaú Torres Fradique Accioly, representando a Pró-Reitoria de Políticas Estudandis, Zoraide Braga, dos Diretores do Centro de Estudos Sociais Aplicados, Vladimir Spinelli Chagas, de Ciências da Saúde, Glaucia Posso Lima, de Educação, Albio Sales, de Ciências e Tecnologia, Luciano Moura Cavalcante, da Faculdade de Veterinária, Célio Pires Garcia, da FAFIDAM, João Rameres Régis, do IEPRO, Plácido Castelo Neto, da Diretora de Pesquisa, Célia Sampaio, da Chefe de Gabinete, Josete Castelo Sales, do Diretor da EdUECE, Erasmo Miessa Ruiz, da Diretora da Biblioteca, Ana Néri Barreto Amorim, da Procuradora Institucional Educacional, Fátima Leitão, da Ouvidora, Francimá Rocha, professores, servidores, alunos e convidados.