UECE abre inscrições para Seminário sobre Curricularização da Extensão

19 de agosto de 2021 - 15:46 # # #

Estão abertas as inscrições para o Seminário Curricularização da Extensão na Uece. O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro de 2021 e tem como propósito dialogar sobre o status de inserção da Extensão nos currículos dos cursos de graduação, socializando experiências sobre a efetivação do percentual mínimo de 10% da carga horária de todos os cursos, à luz das resoluções vigentes. Pretende-se ainda impulsionar o desenvolvimento de atividades curriculares de extensão nos cursos ofertados e reforçar a importância do impacto da extensão na formação, no protagonismo dos(as) estudantes e na qualificação docente.

A creditação curricular da extensão, estratégia prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), foi regulamentada por Resolução No. 7, de 18 de dezembro de 2018 (CES/CNE/MEC).

Desde então, as Instituições de Ensino Superior vêm se organizando no sentido de alinhar a curricularização aos Projetos Pedagógicos de Curso e de estruturar a efetiva implantação da inserção curricular da extensão.

A Resolução estabelece que “as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos”. Em seu artigo 12, instrui o INEP a considerar, para efeitos de autorização e reconhecimento de cursos: (i) o cumprimento dos 10% de carga horária mínima dedicada à extensão, (ii) a articulação entre atividades de extensão, ensino e pesquisa, (iii) os docentes responsáveis pela orientação das atividades de extensão nos cursos de graduação.

A Resolução representa uma avanço em muitos aspectos: consolida a extensão universitária na formação dos(as) estudantes e na qualificação docente; fortalece a articulação teórico-prática e a relação com o ensino e a pesquisa; eleva a intermediação com a realidade, o respeito e valorização à diversidade de sujeitos e práticas.

Para a Pró-reitora de Extensão, professora Lana Nascimento, “À luz da Resolução de 2018, a Uece se organizou para estabelecer os procedimentos pedagógicos e administrativos para a inserção curricular da extensão Universitária nos cursos de graduação. O diálogo com os centros e faculdades, os seminários e encontros setoriais culminaram na Resolução No. 4476/2019” comenta a professora.

A professora afirma ainda que o parecer CNE/CES No. 498/2020, aprovado em 6 de agosto de 2020, prorrogou para 19 de dezembro de 2022 o prazo de implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), incluindo as diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira.

“O Seminário visa, portanto, fortalecer a inserção curricular da extensão na Uece, pensando a articulação teórico-prática na formação profissional e a importância da atuação transdisciplinar e interprofissional, bem como a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão” finaliza a pró-reitora.

A mesa de abertura ocorrerá no dia 19 de outubro, às 18:30 e terá como tema A inserção curricular da extensão universitária: histórico e desafios com a participação das professoras Olgamir Amancia Ferreira (UnB/FUP/Presidente do ForProex); Fabiana Aparecida Lazzarin (Proex/UFCA); Maria Anezilany Gomes do Nascimento (Proex/Uece); e Sandra Gadelha (Proex/Uece). A abertura será transmitida pelo canal da UECE no Youtube.

A programação está disponível na página:  https://uece.br/eventos/curricularizacao2021/.

Docentes, servidores técnico-administrativos e discentes podem participar, bastando apenas realizar a inscrição, acessando aqui.