UECE abre caminhos de cooperação com parlamentares cearenses

13 de novembro de 2014 - 10:27

Parabenizar pela vitória nas urnas e abrir caminhos de cooperação entre a universidade e os parlamentares. Este é o objetivo do movimento de aproximação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) com a casa legislativa cearense e a bancada federal, cuja primeira ação será a realização de dois cafés da manhã. Um será sexta-feira, dia 14 de novembro, para os deputados federais, e outro na segunda-feira, dia 17, para os deputados estaduais, em ambos os casos, envolvendo aqueles que assumirão primeiro ou novo mandato a partir de 2015.

No café da manhã de sexta-feira, o reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, além do vice-reitor, professor Hidelbrando Soares; pró-reitores e diretores de Faculdades e Centros, levarão para a pauta de conversas com os deputados eleitos e reeleitos para a Câmara Federal as emendas parlamentares que beneficiem as universidades públicas estaduais.

Outro ponto de grande importância que será discutido com os membros da bancada cearense na Câmara é sobre o financiamento de custeio das universidades estaduais e municipais pelo governo federal. “Esta é uma questão que a próxima legislatura terá que se posicionar e, para isso, há o legado da criação, em 2013, da Frente Parlamentar Mista (Câmara e Senado) Suprapartidária para o apoio às Universidades Estaduais e Municipais”, ressaltou o reitor Jackson Sampaio.

A pauta com os deputados estaduais eleitos ou reconduzidos à Assembleia Legislativa será também marcada pela questão das emendas parlamentares e as necessárias mediações que às vezes se fazem necessárias entre a universidade e o Governo Estadual.

Outros dois grandes temas da pauta do café da manhã com os deputados estaduais, na segunda-feira, dia 17, são: 1) a discussão de quais parcerias entre Assembleia e UECE podem ser pensadas para apoiar o trabalho parlamentar em benefício da sociedade cearense; e 2) o início de um debate sobre o melhor modelo de lei de regulamentação das autonomias universitárias das instituições cearenses, sabendo que deverá ser proposta do Executivo, mas que pode muito bem ser construída pela articulação Universidade/Executivo/Parlamento.