UECE: 37 anos de fundação, 17 Semanas Universitárias

27 de novembro de 2012 - 12:44 #

Por ocasião da XVII Semana Universitária, saiu publicado no jornal O POVO, de 16 de novembro, o artigo abaixo, de autoria do reitor, professor Jackson Sampaio.

UECE: 37 anos de fundação, 17 Semanas Universitárias
José Jackson Coelho Sampaio*

A UECE foi criada em 1975 e, desafiada pelas demandas de desenvolvimento intelectual da sociedade cearense, iniciou trajetória marcada por pioneirismos. Um é o da interiorização, que hoje se expressa por geografia acadêmica de dez campi, oito deles no interior, seis integrais e dois experimentais, promovendo competência em Limoeiro do Norte, Quixadá, Iguatu, Tauá, Crateús, Itapipoca, Pacoti e Guaiuba. Outro é o da formação de professores para a educação básica, pois dos nossos 67 cursos presenciais de graduação, 46 são licenciaturas, e dos oito a distância sete são licenciaturas, destacando-se o fato de que todos os cursos oferecidos no interior o são nesta modalidade.

A partir de 1992 a UECE inicia seu percurso em pesquisa e pós-graduação stricto sensu, o que nos permitiu atingir, hoje, 20 anos depois, o número de 31 cursos, dos quais 24 mestrados e sete doutorados. Os campi experimentais, o de educação ambiental e ecológica, em Pacoti, e o de experimentação agropecuária, em Guaiuba, atualizam a interiorização das atividades de pesquisa e extensão, como antes havíamos feito na graduação. O último mestrado acadêmico aprovado, na área de Educação e Ensinos, apresenta pioneirismo organizacional, pois se realizará pela integração de dois campi, além de iniciar percurso de interiorização da pós-graduação stricto sensu, pois os campi articulados são os de Limoeiro do Norte e de Quixadá.

As Semanas Universitárias começam em 1996, pela união de dois eventos anteriores. Na perspectiva histórica, considerando-se, no último triênio, o crescimento anual médio de 15%, existia certa expectativa sobre o número de minicursos e de resumos para apresentação, nesta edição de 2012. A expectativa foi superada antes do encerramento das inscrições, que, no final, totalizaram 110 minicursos e 3.237 resumos.

Em perspectiva ampla, a XVII Semana Universitária da UECE tem como meta constituir-se em momento de congregação dos diversos setores da universidade, por um lado articulando centros, faculdades e institutos, da capital e do interior, e por outro articulando ensino de graduação, ensino de pós graduação, pesquisa, extensão social, inovação tecnológica, arte e cultura.

A escritora africana Odete Semedo e o senador Randolfe Rodrigues, ex-aluno da UECE, proferirão as conferências magnas de abertura e de encerramento. Vários eventos envolvem as Pró-Reitorias de Graduação, de Pós-Graduação e Pesquisa, de Extensão e de Políticas Estudantis, por meio de conferências magistrais, mesas redondas, painéis, minicursos, oficinas, apresentações artísticas e exposições de ciência. O tema central, “Informação e Tecnologia para a Sustentabilidade: os desafios da Universidade”, pela primeira vez, foi escolhido por um processo de votação que atraiu 5.775 eleitores eletrônicos.

O modelo pautado no objetivo de puro crescimento econômico revela-se insuficiente para garantir o desenvolvimento humano. Esse conceito precisa adquirir significado que considere as dimensões ética, cultural e ecológica. O conceito de sustentabilidade vem incorporando equidade social, gestão ambiental, viabilidade das condições de existência das futuras gerações e respeito aos meios naturais dos quais depende a vida na terra. Os ambientes virtuais e as novas tecnologias da informação possibilitam o acesso ao saber e contribuem para difundir conhecimento, valores, habilidades e experiências, em todas as áreas. Na Universidade, informação e tecnologia caminham juntas para as ações social e ecologicamente adequadas.

Pretende-se debater como o rápido e crescente avanço da ciência favorecem as inovações tecnológicas e proporcionam ao homem a capacidade de intervir no ambiente, o que gera, por um lado, concentração de riqueza e, por outro, exclusão social. E tanto o consumo opulento como a iniquidade da miséria produzem degradação ambiental, política e ética. Por quais caminhos superaremos tais impasses?

*Jackson Sampaio é Professor Titular em Saúde Pública e Reitor da UECE. Email: jose.sampaio@uece.br