UAB/UECE forma a 1ª turma do Polo de Beberibe

22 de julho de 2013 - 13:34 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), realizou na sexta-feira (12/07), Colação de Grau para 13 formandos da turma pioneira do Curso de Ciências Biológicas modalidade à distância, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).  O curso é ofertado pelo Pólo de Beberibe, em parceria com a prefeitura municipal daquele município, a 88 km de Fortaleza. A solenidade ocorreu na Escola Profissional Pedro de Queiroz Lima e foi presidida pelo Reitor da UECE, Jackson Sampaio. Na ocasião, também colaram grau duas concludentes da Licenciatura em Pedagogia modalidade à distância e duas concludentes do Bacharelado em Nutrição, presencial.

“Pioneira” é o nome da turma dos novos formandos, que escolheu “Os Familiares” como Paraninfo. A oradora docente foi a coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, professora Germana Costa Paixão, e a oradora discente foi a concludente Anne Caroline de Oliveira Freitas. Em nome dos graduandos, Francisca Ariella Bezerra da Silva fez o juramento. Antes da solenidade, houve o descerramento da placa mural no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Rui Facó. Destaque-se a parceria estratégica deste CVT e do Instituto CENTEC.

A discente Anne Caroline de Oliveira Freitas agradeceu o Pólo de Beberibe pela oportunidade de estudos em EaD, ao Governo Federal por meio da UAB e ao Governo Estadual por meio da UECE, por proporcionar estudo público de qualidade e enfatizou que “Num país tão grande quanto o nosso, onde escolas e faculdades não chegam a todos os lugares, o ensino a distância é importantíssimo para a democratização do conhecimento, pois a intenção destes cursos é atuar em áreas ainda inexploradas e inacessíveis”.

A professora Germana Costa Paixão, enfatizou que “Os últimos quatro anos foram dedicados a ensinar os princípios biológicos da vida, o respeito à biodiversidade e as principais técnicas de transmissão do conhecimento científico”. A oradora reforçou que o Curso de BIOEAD, fruto da parceria entre a UECE e a UAB, está tendo excelentes resultados com seus alunos egressos, a exemplo da aluna Iveuda Maciel, que logrou êxito com aprovação em 1º lugar no Concurso da Prefeitura de Beberibe, para professora do curso de Ciências do município.

Em sua fala de encerramento, o reitor Jackson Sampaio parabenizou os alunos e os professores, agradeceu aos parceiros, destacou que a interiorização do ensino superior e a formação de professores para a educação básica são patrimônios da UECE, que é pioneira nestas ações, em nosso Estado. Em seguida, destacou sua alegria de presidir esta colação de grau em Beberibe, cidade com a qual tem laços afetivos a mais de 40 anos, no momento em que, pela primeira vez, podemos entregar os diplomas aos concludentes simultaneamente com a colação, pois recentemente tivemos todos os nossos cursos, na modalidade à distância, reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação.

Além do Reitor Jackson Sampaio, o evento contou com a presença da Secretaria de Educação do município, Berenice Carneiro dos Santos, Secretário de Administração e representante da Prefeita, Edimilson Monteiro, do Diretor Presidente do Instituto CENTEC, Francisco Ferreira Bezerra, do Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto CENTEC, Francisco Moreira de Meneses, Prof. Francisco Fábio Castelo Branco, Coordenador geral da UAB/UECE, além das Coordenadoras do curso, da tutoria e do Polo, professoras Germana Costa Paixão, Roselita Mendes e Virgínia Tavares, respectivamente, além de professores, familiares e amigos dos concludentes.