Turma de Medicina aprovada na 1ª seleção de meio do ano é recebida pelo reitor

10 de janeiro de 2020 - 17:56 # #

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio, recebeu nesta quarta-feira (08/01), na Sala dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC), no prédio da Reitoria, campus Itaperi, a primeira turma de Medicina aprovada no primeiro processo seletivo do curso oferecido no meio do ano.

Essa é a “segunda turma prima de Medicina da Uece”, disse o reitor. A instituição oferecia anualmente 40 vagas para o curso, com seleção no início do ano, e, a partir do Vestibular 2019.2, passou a oferecer outra turma de 40 vagas no meio do ano.

Durante a recepção, os novos calouros tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da universidade e do curso de Medicina. “Em 1996, em sua sétima gestão, a Uece teve o primeiro médico como reitor, o Prof. Manassés Fonteles, que liderou o projeto de criação do nosso curso de Medicina”, destacou o professor Jackson Sampaio. Na ocasião, os estudantes conversaram com o reitor sobre as características do curso, laboratórios, intercâmbios nacionais e internacionais, bolsas estudantis, oportunidades de pós-graduação e outros assuntos.

Para o reitor, que é médico psiquiatra, “a acolhida era necessária, pois levamos aproximadamente seis anos trabalhando para criar o curso de Medicina, que teve sua primeira turma prima iniciando em 2004, e agora levamos quatro anos preparando condições e negociando oportunidades com o Governo Estadual, para a instalação do segundo vestibular anual”.

Ao lado da diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Glaucia Posso, e da vice-coordenadora do curso de Medicina, professora Maria Irismar de Almeida, professor Jackson destacou ainda que “precisamos manter a lógica do curso, focada na ideia de turmas pequenas, tratadas de modo artesanal; focada na formação de um médico geral comunitário e de família, que possa atuar da atenção básica desde a primeira hora pós-formatura; focada na atuação prática nas condições reais de assistência do SUS, por meio do convênio, como hospital universitário em rede, dos oito hospitais estaduais com sede em Fortaleza”.

O reitor conclui lembrando, “o próprio Governador Camilo Santana anunciou a implantação da nova turma, portanto, transformando a entrada do curso de anual para semestral, também o próprio Governador anunciou a criação de um complexo de saúde, constituído pelas novas sedes do Hospital Geral César Cals, do Centro Dermatológico Dona Libânia e do Serviço de Verificação de Óbitos em terreno cedido pela Uece no sul do campus Itaperi”.

De acordo com o estudante Vitor Bezerra de Oliveira, “essa foi uma oportunidade muito importante que tivemos com o reitor. Ele se mostrou acessível, pois não é todo reitor que tem esse contato com os alunos. Tudo o que ele nos explicou foi muito esclarecedor. Logo no início do semestre, em dezembro de 2019, ele fez questão de participar da Semana de Integração, se disponibilizando, inclusive, para esse momento de hoje. Percebemos que na Uece existe uma real preocupação com o aluno. Foi muito proveitoso!”.

Vitor continuou. “Sobre o curso de Medicina, eu tinha outra expectativa antes de entrar, mas estou me surpreendendo, pois mesmo diante das dificuldades enfrentadas pela universidade, já é possível perceber a dedicação de todos, nossos professores são excelentes e preocupados com nossa participação na universidade e nossa evolução. Então, se eles nos instigam, nos estimulam diariamente, devemos participar do esforço geral”, mantendo, portanto, a conquista do curso, que é, pelo MEC, 6º lugar entre os cursos brasileiros de Medicina.