Turma de Artes Visuais do Campus de Mombaça faz apresentação em praça pública

12 de dezembro de 2018 - 16:02

Domingo de sol, calor, praia, vento e mar. Esse foi o cenário que inspirou a primeira turma do curso de Artes Visuais, do mais novo campus da Uece, no município de Mombaça, a realizar a performance “Mombeach”, em plena praça pública.

Sob a coordenação do professor Marcos Evangelista, os alunos fizeram “um ‘momento praia’ devido a temperatura da cidade de Mombaça”, como disse o docente.

De acordo com o coordenador o objetivo da atividade foi “proporcionar aos estudantes do curso de Artes Visuais uma experiência cotidiana a partir de uma experiência estética/artística, relacionando o conhecimento com a prática”.

A performance foi uma proposta artística que resultou dos processos de ensino/aprendizagem da disciplina Introdução à Arte-Educação, e tem como objeto de motivação a teoria do filósofo americano John Dewey, que apresenta a arte como experiência de vida. “Para ele a arte é a própria vida”, destaca Marcos Evangelista.

Segundo a aluna Marcia Almeida, “a experiência de transformar a Praça da Matriz numa praia foi muito importante, pois eu nunca fui à praia. É importante estudar sobre algo, e mais importante ainda é viver esse algo, porque a experiência deixa marcas em nossa vida”.

A também estudante do novo campus, Renata Cardoso, também nunca foi à praia. “Eu nunca nem saí da região. Foi como imaginar como é a praia de verdade. Assim tem que ser a escola, um lugar de experiência, onde a gente pode aprender fazendo”.

O curso de Licenciatura em Artes Visuais foi iniciado em agosto de 2018, no Campus Mombaça, que é vinculado a Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu (Fecli/Uece). Além dele, o novo campus recebeu também o curso de Licenciatura em Computação.