Turma de 1969 da Medicina Veterinária da UECE comemora 40 anos

22 de dezembro de 2009 - 15:56 #

A Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) comemora os 40 anos de formatura da turma de 1969. Dava-se, na época, os primeiros passos para a criação do Campus do Itaperi. Neste local, funcionava a Fazenda Experimental do Ministério da Agricultura. A turma pioneira da FAVET colou grau em 1966, da qual fazia  parte o professor Artur Henrique Soares, que foi também diretor da Faculdade. Foi um momento de boas recordações. Antes do iniciar a solenidade, um dos integrantes da turma de 1969, Raimundo Martins Filho, exibiu um vídeo mostrando a história da FAVET, desde o começo, quando a Faculdade funcionava num prédio localizado na Rua Princesa Izabel esquina com a Rua Meton de Alencar. Falou-se de tudo. Das grandes noitadas de estudos, dos momentos políticos universitários, até das brincadeiras inocentes. Hoje, a cada cinco anos, a turma tem encontro marcado em Fortaleza. Alguns não podem participar porque residem em outros Estados. Mas, a maioria comparece. A solenidade do ultimo final de semana, abriu a temporada de comemorações.

A turma de 1969 contava com 39 alunos, dos quais, sete eram mulheres. Raimundo Martins não deixou passar em branco, como a FAVET veio parar aqui, no Itaperi. Pois se tratava de uma Fazenda Experimental que pertencia ao Ministério da Agricultura. No percurso da história, dava sempre uma paradinha para falar da convivência com os amigos. Lembrou que todos daquela turma tinham um apelido. Lamentou o que o regime golpista fez: acabou com a estrutura anual dos cursos, e isso acabou também com a turma de amigos. Antes, era uma turma de amigos: “entravam e saiam todos juntos”.

Ao finalizar a exibição do vídeo, Raimundo Martins disse que a história da FAVET chegou à idade contemporânea e que a caminhada valeu à pena. Reservou um tempo bastante expressivo para falar da figura emblemático do professor Silvo Cardoso. A FAVET e o professor Silvio se confundem, é como se um não existisse sem o outro, disse Martins. Lembrou que o prof. Silvio Cardoso foi o primeiro coordenador do curso de Medicina Veterinária, e ressaltou ainda o compromisso de Silvio com a faculdade. Raimundo Martins contou a história da ocupação da Fazenda Itaperi, onde seria abrigada a FAVET. Foi uma grande luta, pois essas terras estavam destinadas para a construção do Estádio Plácido Castelo, o “Castelão”. E foram os estudantes de veterinária que não deixaram que isso acontecesse.

Depois de exibido o vídeo, o Reitor da UECE, prof. Francisco de Assis Moura Araripe abriu a solenidade dos festejos dos 40 anos da turma de 1969 da FAVET. O primeiro a falar foi o diretor da FAVET, prof. Célio Pires. Dirigiu-se aos alunos presentes e disse que “depois dessa turma de 69, a FAVET teve outra história”. Lembrou Célio Pires que a FAVET tem tido um apoio muito importante do Governo do Estado e, principalmente, do Reitor.

Em seguida, falou o professor Silvio Cardoso. Emocionado, Silvio disse que volta e meia, surpreende-se na FAVET. Contou até uma historinha, aquela do sapo teimoso: o Cururu tei-tei. Ele é um tipo de sapo mais comum no Brasil e é tido como teimoso, volta sempre ao mesmo local, mesmo que alguém o expulse. Depois, foi a vez de falar do professor José Filho, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Lembrou que o pai dele queria que ele fizesse direito, mas escolheu veterinária. Contou um pouco de sua trajetória como profissional desse ramo e falou da importância da Medicina Veterinária para o mundo.

O Reitor Assis Araripe, com seu discurso, encerrou a solenidade. Disse, na ocasião, que estava comovido com a apresentação do vídeo do prof. Raimundo Martins Filho e fez também referências ao prof. Silvio Cardoso, que é um patrimônio da FAVET. Parabenizou aos componentes da turma de l969 da Faculdade de Veterinária e encerrou as suas palavras com a seguinte frase: “hoje, estamos aqui, graças a Faculdade de Veterinária”.

Antes de chamar os presentes para um coquetel de congraçamento, o prof. Raimundo Martins Filho fez questão de anunciar, com felicidade, a presença do bisneto do professor Jucelim Leocádio da Rosa, o jovem estudante do curso de Veterinária, Felipe Viana de Carvalho. Contou Felipe que a escolheu esse curso pelo exemplo que encontrou dentro da própria família, o seu bisavô. Inclusive, faz parte de uma família que é ligado à agricultura e que desde criança tem convívio pacífico com os animais da fazenda de propriedade da sua família. Já na infância, Felipe havia escolhido Medicina Veterinária. Atualmente, faz o terceiro semestre do curso de Veterinária e quer ser técnico e continuar o trabalho iniciado por seu bisavô na empresa da família.