Tudo vale a pena quando a alma não é pequena

4 de fevereiro de 2014 - 14:41

alt

Lúcia Helena Fonseca Grangeiro

A pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professora Lucia Helena Fonsêca Grangeiro, lançou na última sexta-feira (31) seu livro “Paulo Freire iluminando a Educação Ambiental: Decálogo e Diálogos Contemporâneos,” publicado pela Editora da UECE (EdUece). O evento foi realizado no pátio do Centro de Educação (CED), no Campus do Itaperi.

alt

Quarteto de flautas da UECE


O evento contou com a presença do Quarteto de Flautas da UECE, além de amigos e familiares da autora, que a homenagearam. Algo em comum foi falado por todos eles. Amor, carinho, paciência e dedicação em tudo que é feito pela professora Lúcia Helena. A “facilidade de nutrir utopias”, mencionada pelo secretário adjunto da Educação no Ceará, Maurício Holanda. “A capacidade de elaborar sonhos enquanto acordada”, como disse o reitor da UECE, Jackson Sampaio.

alt

Secretário adjunto de Educação, Maurício Holanda

Em seu discurso, Lúcia diz que muito viveu e muito aprendeu, que se “tivesse que recomeçar,  faria tudo outra vez” e acrescentou a verdade dita por Fernando Pessoa: “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.

alt

Irmão da autora, Fonseca Neto, e reitor da UECE, Jackson Sampaio

O lançamento do livro, que foi sua tese de doutorado, marcou a celebração de 52 anos de serviço público, na ativa, da pró-reitora. Ela começou sua vida profissional 1962, trabalhando em uma campanha da alfabetização do Ministério da Educação, sob a orientação de Paulo Freire.

alt

Veja o discurso da autora na íntegra.