Trinta e um anos de FECLI

19 de dezembro de 2014 - 12:18

A Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI) foi criada como uma Autarquia de Natureza Especial, em 1979, pela Lei Municipal Nº 558/79, de 24 de dezembro de 1979. Tal criação resultou de uma articulação entre atores sociais do município de Iguatu.

Em 1980, o Conselho de Educação do Estado do Ceará deu parecer favorável ao funcionamento da FECLI. O primeiro curso superior da FECLI – licenciatura de curta duração em Pedagogia, com Habilitações em Administração, Supervisão e Inspeção Escolar – teve sua aula inaugural pronunciada pelo Professor Cláudio Martins, em 21 de março de 1981.

A reivindicação da comunidade acadêmica de encampação da FECLI pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE) foi oficializada pelo Decreto Estadual Nº. 15.502, de 10 de setembro de 1982, e pelo Termo de Encampação, da UECE, de 17 de dezembro de 1983.

Na última quarta-feira, 17 de dezembro, portanto, a FECLI completou 31 como unidade integrante da UECE.

A partir de 1990, sucessivamente, foram implantadas na FECLI as licenciaturas em Pedagogia, Letras/Língua Portuguesa, Letras/Língua Inglesa, Matemática, Física e Ciências Biológicas.

A FECLI tem atuado ao longo de sua história principalmente na formação de professores. Porém, outras ações importantes têm sido desenvolvidas, como a realização de cursos de especialização, projetos de extensão e eventos científicos e culturais.

O quadro docente da FECLI registra, em 2014, 33 professores, dos quais 22 são efetivos e 11 são substitutos. Do total de professores, um é pós-doutor, nove têm o título acadêmico de doutor, 16 são mestres, cinco especialistas e dois graduados. Entre os professores mestres, três estão fazendo doutorado. O quadro funcional da FECLI conta com dois funcionários efetivos e cinco terceirizados.

Atualmente, o corpo discente da FECLI reúne 684 alunos oriundos, principalmente, de Iguatu e região – Acopiara, Quixelô, Cariús, Jucás, Icó, Orós, Cedro e Solonópole. Em 31 anos de integração da FECLI à UECE, foram graduados 1974 licenciados, que prestam relevantes serviços à educação cearense e brasileira.

Uma nova fase da FECLI será iniciada com a inauguração do Campus Multi-institucional de Iguatu, também denominado na região como “Cidade Universitária”, prevista para o dia 29 de dezembro de 2014.

Localizado no bairro Santo Antônio, o Campus Multi-institucional está instalado em uma área de 3,7 hectares, na região central da cidade, e contará com 42 salas de aula, gabinetes de professores, salas de coordenação de cursos, biblioteca, auditório, laboratórios, sala de videoconferência, piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, área de convivência, refeitório, sala de dança, além de amplos estacionamentos e outros espaços.

O Campus Multi-institucional de Iguatu abrigará a FECLI/UECE, a Unidade Descentralizada de Iguatu (UDI), da Universidade Regional do Cariri (URCA), e a Faculdade de Tecnologia (FATEC), do Instituto CENTEC.

Até o presente momento, ocuparam o cargo de diretor da FECLI os seguintes professores:
– José Eriton Barros Costa
– Antônia Valy do Nascimento
– Maria Auxiliadora Orsini Bezerra
– Rita de Cássia Sousa Marques
– Eudenio Bezerra da Silva
– Ricardo Rodrigues da Silva – atual gestão 2012-2016

Fonte: Assessoria de Comunicação da FECLI