Tributo à Memória do Professor Eilson Goes

27 de outubro de 2009 - 15:43 #

“SMILE: Tributo à Memória do Prof. Eilson Góes” é o livro organizado pelo professor Marcelo Gurgel Carlos da Silva, e Elsie Studart Gurgel de Oliveira, que será lançado na próxima quinta-feira, 29, às 19h30min, no Centro Cultural Oboé.  O livro será apresentado pela professora Helena Pitombeira. A obra é de responsabilidade da Editora da Universidade Estadual do Ceará (EDUECE).

Eilson Góes, natural de Fortaleza, Ceará (1941). Graduou-se em Medicina pela UFC (1964), dedicou-se ao magistério superior (UECE, UFC e UNIFOR), nas áreas de patologia Geral e Bioestatística, tendo publicado o “Guia para o ensino da Estatística na área de Saúde” (1987). Foi fundador e primeiro coordenador do Registro de Câncer do Ceará (1971 – 1977) e diretor do Instituto do Câncer do Ceará (1978 – 2008). Aposentou-se do magistério em 1992 e nos seus últimos anos de vida ocupou-se da literatura, legando “Chove em Copacabana, Chove na Beira-Mar” (memórias, 2005); “Nosso Pai Acaso” (memórias, 2006); e “Os Novos Náufragos” (contos, 2007).

Sobre os Organizadores:

O médico, economista e escritor, Marcelo Gurgel é professor titular da UECE do curso de medicina do Centro de Ciência da Saúde (CCS), é também Diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital do Câncer (ICC). Como autor de uma série de livros sobre Saúde Pública e Medicina, nos últimos anos tem incursionado no mundo das letras, com desenvoltura nos gêneros da crônica e do ensaio literário, assumindo uma postura de retratista, no mesmo compasso em que cultiva a atividade de memorialista.

Elsie Studart, formada em Letras pela UECE, é técnica em assuntos educacionais, entusiasta da vida e profunda admiradora das ciências e das artes. Hoje, já aposentada do DNOCS, reserva uma parte de seu tempo para trabalhar no Instituto do Câncer do Ceará. De algum tempo pra cá, tem dividido com Marcelo Gurgel a produção de trabalhos, livros, inclusive, sobre fatos e personagens da história local, a exemplo de sua participação nas obras: “Paulo Marcelo Martins Rodrigues: o divisor de águas da Medicina no Ceará”, “Instituto do Câncer do Ceará: 50 anos a serviço da comunidade”, “Frei Lauro Schwarte e os Anos Iluminados do Otávio Bomfim” e “Dom Aloísio”, este da coleção terra Bárbara.