“Transvida” é o mais novo livro do médico, escritor e professor Jackson Sampaio

27 de julho de 2011 - 20:16 #

 

 

 

Como a literatura é sempre uma companheira inseparável do médico, professor e escritor Jackson Samapio, agora, depois de mergulhar nas suas andanças e pensamentos, lança ao público o resultado de sua produção literária, desta vez, em versos, o livro “Transvida”. A noite de autógrafos é nesta quinta-feira (28/07), às 19h, no SESC SENAC Iracema, na Rua Boris, 90 C – vizinho ao Centro Cultural Dragão do Mar. Jackson Sampaio convida toda comunidade acadêmica e quem mais quiser aparecer por lá para  o  lançamento de seu mais novo livro. Apresenta a obra e o autor, o escritor Batista de Lima, também professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A antiga intimidade de Jackson Sampaio com a literatura, através de “Transvida”, já lhe rendeu o “Prêmio Caetano Ximenes Aragão” da Secretaria de Cultura do Ceará-SECULT.

Ao falar de sua longa história de produção literária, Jackson Sampaio, que é Pró-Reitor de Pós Graduação e Pesquisa da Uece, diz que o resultado desse trabalho está espalhado em revistas e antologias. “Transvida” é o seu segundo livro, o primeiro foi “Um Jeito de Ver: anotações”, lançado em 2004, resultado do total produzido entre os anos de 1969 e 1989. “Transvida” é um recorte da produção posterior divida em cinco eixos, contada ao longo de cinco partes. Com 220 páginas, “Transvida” é editado pela Premius Editora

O escritor faz um resumo dos cinco eixos. No primeiro, diz: “Essas Perdas, Essas Perdas, contempla o discurso do eu lírico sobre as angústias, as contradições, a ferocidade dos medos, dos desejos/amores não correspondidos, da consciência da morte. No segundo, ressalta “Quixadá: poemas contemplam os textos das minhas idas a Quixadá, para a criação/implantação do Centro de Atenção Psicossocial de lá, e eu o organizei em homenagem à cidade, que me concedeu o título de cidadão”. No terceiro, “Viagens: o mundo, contempla o diário afetivo de todas as minhas viagens, como registro emocionado das paisagens e histórias”.  No quarto eixo, “Diálogo com a poesia, inclui minha conversa direta, inspirada, pela poesia de autores que me apaixonaram”. E, finalmente, no quinto, é enfático em sua citação, “As Traições amorosas, é o que li em espanhol, francês, inglês e russo e quis ouvir em português, com minha dicção”.

 

Fonte / Contato: Prof. Jackson Sampaio (85) 9996-3705 / (85) 8766-0031