Total de alunos na educação superior brasileira é de 7 milhões em 2012

19 de setembro de 2013 - 11:13

Os dados do Censo da Educação Superior 2012 foram apresentados nesta terça-feira (17) pelo Ministério da Educação. De acordo com a pesquisa, nos últimos 10 anos, as matrículas dobraram, passando de 3,5 para 7 milhões de alunos. No período 2011-2012, as matrículas cresceram 4,4%, sendo 7,0% na rede pública e 3,5% na rede privada. As instituições de ensino superior privadas têm uma participação de 73,0% no total de matrículas de graduação.

A rede pública superior de ensino cresceu 74% nos últimos 10 anos. Neste período, as matrículas na rede federal dobraram e, entre 2011-2012, cresceram 5,3% e já têm uma participação de 57,3% da rede pública, superando a marca de 1,08 milhão de matrículas.

Dentre os estados brasileiros, 6 têm mais alunos matriculados em instituições públicas do que em instituições privadas: Paraíba, Santa Catarina, Tocantins, Roraima, Pará e Acre. Em São Paulo há mais de 5 alunos na rede privada para cada aluno na rede pública.

Das 2.416 instituições de educação superior do Brasil, apenas 8% são Universidades e detêm mais de 54% dos alunos, são, portanto, grandes instituições. Por outro lado, as Faculdades têm uma participação superior a 84%, mas atendem pouco menos de 29% dos alunos.

Os 7.037.688 alunos matriculados em cursos de graduação no Brasil estão distribuídos em 31.866 cursos, oferecidos por 2.416 instituições — 304 públicas e 2.112 particulares. O total de estudantes que ingressaram no ensino superior em 2012 chegou a 2.747.089. O número de concluintes, a 1.050.413.

Ensino a distância e presencial

No período 2011-2012, as matrículas cresceram 3,1% nos cursos presenciais e 12,2% nos cursos a distância. Os cursos a distância já contam com uma participação superior a 15% na matrícula de graduação. Em 2012, mais de 63% dos alunos dos cursos presenciais de graduação estudavam à noite.

As redes privada e municipal têm participação muito semelhantes. A rede federal concentra 70% da oferta no turno diurno, enquanto a rede estadual está mais próxima do equilíbrio na distribuição dos alunos entre turnos.

Mais procurados

Analisando o porte dos cursos a partir da matrícula, dos ingressantes e dos concluintes, observa-se que cerca de 10 cursos concentram quase a metade da rede. São eles: Administração, Direito, Pedagogia, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Civil, Serviço Social, Psicologia, Gestão de Pessoal/Recursos Humanos, Engenharia de Produção.

Análise

Os impactos da expansão da educação superior podem ser observados a partir das características de escolaridade entre as gerações mais recentes no Brasil. Apesar de expressivos avanços entre gerações, considerando diferentes dimensões (renda, cor ou raça, sexo e região geográfica), fica claro que as políticas de inclusão em curso precisam ser mantidas e ampliadas para garantir igualdade de oportunidades educacionais para todos os brasileiros.

Censo da Educação Superior

O censo, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), é o instrumento de pesquisa sobre as instituições de educação superior, estudantes e professores. As estatísticas oferecem informações sobre ingresso, matrícula, concluintes, vagas e dados de financiamento estudantil, entre outras.

Os dados do censo subsidiam o planejamento e a avaliação de políticas públicas, além de contribuir para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Índice Geral de Cursos (IGC).

Fonte:  Inep e  Ministério da Educação

Brasil supera média da OCDE de ingresso de estudantes no Ensino Superior