Tomam posse novos diretores de Centros, Faculdades, ISCB, membros do CONSU, CEPE e CD

16 de dezembro de 2020 - 17:39

Tomaram posse na última segunda-feira, 14 de dezembro, os novos diretores de Centros, Faculdades e do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB) e os novos membros do Conselho Universitário (Consu), do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e do Conselho Diretor (CD) em duas solenidades virtuais, ambas presididas pela reitora pro-tempore, Josete de Oliveira Castelo Branco Sales, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Os eventos ocorreram na Sala de Reuniões Virtuais da Ferramenta Google Meet, com transmissão pelo Facebook da universidade.

Pela manhã, as 9h30min, aconteceu a solenidade de posse dos diretores e vice-diretores dos Centros, de Humanidades (CH); de Ciências da Saúde (CCS); de Ciências e Tecnologia (CCT); de Estudos Sociais Aplicados (CESA); de Educação (CED), Faculdade de Veterinária (FAVET); Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB) na Capital, para o quadriênio 2020-2024 e das seis unidades da UECE no Interior do Estado, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), Faculdade de Educação de Cratéus (FAEC), Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC).

O professor Joaquim Neto Cisne, diretor do CESA, discursou representando os diretores empossados no evento da manhã. Na sua fala, Neto Cisne, pontuou, “neste momento vivemos tempos desafiantes. E assim como aconteceu na passagem da “era industrial” para a “era do conhecimento”, estamos passando por outra “mudança de época”, o que requer de todos nós esforços adicionais para encontrarmos novos caminhos e soluções com muita criatividade, perspicácia e compromisso. A sociedade espera de suas Universidades, como fontes geradoras e disseminadoras de conhecimentos alternativas de solução para os desafiantes dilemas econômicos, sociais e ambientais que têm marcado nossos dias” finalizou o novo diretor do Cesa.

No turno da tarde, ocorreu a cerimônia de posse dos novos membros eleitos para os Conselhos Universitário (CONSU); de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e Diretor (CD). Os novos conselheiros assumem seus mandatos para um período de dois anos (2020 a 2022). Diretores e conselheiros foram escolhidos pela comunidade universitária, em eleição realizada no dia 18 de novembro passado. Integram os Conselhos Superiores da FUNECE/UECE servidores docentes, técnico-administrativos, discentes, representantes das direções de Centros, Faculdades e Instituto, bem como representantes das coordenações da graduação e pós-graduação.

Os diretores e conselheiros que tomaram posse foram os mais votados em consulta eleitoral realizada junto aos professores, servidores e estudantes da Uece, cujos resultados foram homologados pelo Conselho Universitário no último dia 9 de dezembro.

Representando os conselheiros do CEPE, CONSU e CD, a professora Jaqueline Rabelo de Lima, destacou em sua fala “Em tempos tão desafiadores, o que resta a nós, pobres mortais? Só me resta pedir a Deus que tenhamos sabedoria para tomar as melhores decisões, que sejamos empáticos com as demandas da comunidade acadêmica e para além dela. Que sejamos capazes de usar toda nossa sapiência/inteligência serviço daqueles que mais precisam. Que esses conselhos sejam o espaço de falar e de respeitar a pluralidade de pensamentos e ideias, que exercitemos a tolerância o respeito e que nosso foco seja mantido na promoção da equidade, no desenvolvimento sustentável e na melhoria da vida de todos e todas. É motivo de muito orgulho fazer parte desse grupo! Sinto muito orgulho de ocupar esse espaço e sei que todos vocês sentem o mesmo! Somos grandes, mas só seremos fortes se permanecermos juntos!”

Em seu discurso, a reitora Josete de Oliveira Castelo Branco Sales, enfatizou, “quero parabenizar todos os novos conselheiros do CONSU, CEPE e CD, que agora empossados, possam tomar decisões maduras em conjunto, definindo a política universitária dentro dos conselhos”. Na ocasião, a reitora parabenizou oex-reitor, professor Jackson Sampaio, “pela maestria na condução dos Conselhos Superiores da Universidade, nos últimos 8 anos. Temos que construir pontes, aproximar capital e interior, graduação e pós-graduação, ensino, pesquisa e extensão. E que a UECE continue avançando como universidade inclusiva e popular”, enfatizou a professora Josete Sales.

Além da Reitora, Josete Sales, os eventos contou com a presença da pró-reitora de Graduação, Monica Cavaignac, do chefe de gabinete, professor Jerffeson Teixeira de Souza, demais professores e servidores.