Time de luta olímpica do NUDAL ganha 13 medalhas em competição em PE

17 de março de 2014 - 12:42

alt

A cidade de Garanhuns, em Pernambuco, realizou no final de fevereiro, o I Open de Luta Olímpica, o maior evento de luta olímpica do Nordeste, que reuniu cerca de 170 atletas dos Estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Os alunos e atletas do Núcleo de Danças e Lutas (NUDAL), do Núcleo de Extensão do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE) ganharam um total de 13 medalhas. A luta olímpica é um dos esportes mais antigos do mundo, mas ainda sem muito reconhecimento no Brasil.

A equipe que participou e fez bonito no I Open de Luta Olímpica, modalidade também conhecida como wrestling, era formada pelos estudantes-atletas: Vasni Pio, Gabriel Muniz, Bruno Magalhães, Ítalo Castelo Branco, Vital Pinheiro, Vitor Vieira, Francisco Thalysson, Renato Levi, José Stélio, Sâmia Gouveia, Sayonara Amorim. Cada um ganhou uma medalha. O destaque do time foi o aluno do curso de Educação Física Charlys Sales, que conquistou duas medalhas de ouro, nos estilos livre e greco romana, que, com excelentes golpes, superou seus oponentes e serviu de inspiração para os demais atletas.

Aluno de Educação Física, Hudson Jatobá é o treinador do time de luta olímpica da UECE, que é composto de 12 atletas, que na competição em Pernambuco representaram o Estado do Ceará. Segundo o treinador, os competidores “lutaram muito, como verdadeiros espartanos, com muita garra, dedicação e aceitação ao novo velho esporte, praticado dentro da UECE. Suas conquistas dignificam e motivam quem os coordena, servindo-lhes de exemplos.”

Os treinos acontecem no complexo poliesportivo da UECE, às terças e quintas-feiras, das 15h às 16h30. Estudantes, professores, servidores e comunidade em geral estão convidados a participar do projeto NUDAL.