Terceirizados da UECE aprovam nova postura administrativa do Reitor

21 de fevereiro de 2013 - 12:48 #

Iniciativas como a do reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Jackson Sampaio, de interargir diretamente com seus colaboradores, sejam os servidores públicos ou os terceirizados, contribuem para melhorar a comunicação, portanto a organização do trabalho. Na tarde desta terça-feira, 19, o Reitor esteve reunido, no Auditório Central da UECE, com os terceirizados, cuja presença foi maciça.

Visando debater as novas formas de gestão do trabalho dos terceirizados na UECE, pela apresentação do projeto piloto da gestão dos serviços gerais, o reitor convocou os terceirizados, em reunião que contou com a presença, também, do pró-reitor de Administração, Esaú Accioly, da diretora do Departamento de Pessoal, Adriana Wanderley, da chefe de gabinete da Reitoria, Belisa Veloso, da presidente do Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos do Ensino Superior Oficial do Estado do Ceará, Liana Rabelo e de três representantes do Sindicato dos Terceirizados.

Foi feito um rápido histórico da UECE, no que diz respeito aos trabalhadores técnico-administrativos, destacando que os servidores públicos eram 870, há 20 anos, e hoje são 370, quantidade superada pelos terceirizados, que não figuravam há 20 anos e hoje são 450. Embora a forma diferente de vinculação, todos têm a mesma missão, de atender, de modo qualificado os estudantes, os pesquisadores e a sociedade cearense. Todos são remunerados pelo poder público, com recursos oriundos dos impostos pagos pela sociedade.

Na opinião da terceirizada Adriana Livino, secretária da Ouvidoria da UECE, a atitude do Reitor em se reunir com todos os terceirizados da UECE, agradou. “Demonstrou interesse não só pelas pessoas prestadoras de serviços das empresas terceirizadas, mas como um todo (alunos e seus familiares), bem como a comunidade ueceana. Nesta reunião me senti, antes de tudo, amparada, sabendo quem é quem e onde buscar informações. Espero que momentos assim se repitam, pois nós, seres humanos precisamos ouvir sempre palavras positivas e que nos incentivem a trabalhar e viver melhor”.

Durante a reunião com os terceirizados, o engenheiro de produção, Carlos Eduardo, assessor da Coordenadoria Geral de Engenharia e Manutenção (COGEM) falou do trabalho em equipe, o que é e o que não é equipe. Explicou o Plano de Gestão de Serviços Gerais e os seus objetivos. E, respondendo às indagações dos terceirizados, disse que, a partir de agora, toda parte administrativa de pessoal, como pedido de férias, mudança de local de trabalho, etc, terão que ser encaminhada ao Comitê Gestor de Terceirizados (CGT), que articula o COGEM com o Departamento de Pessoal (DEPES). O lançamento do CGT é um dos motivos da reunião.

Para finalizar, o técnico Miguel Sousa Filho, do curso de Educação Física da UECE, também terceirizado, desenvolveu uma dinâmica de grupo e exibiu um vídeo sobre as obrigações do trabalhador, tais como responsabilidade, pontualidade, assiduidade, honestidade, confiabilidade, humildade, lealdade, sinceridade, respeito, solidariedade e companheirismo.