Temperos que transformam vidas

5 de março de 2014 - 17:20

Mudar de vida e abrir o próprio negócio é o objetivo de muita gente. Para Evânio Rodrigues, de 42 anos, o sonho é o mesmo, porém com uma história diferente. Presidiário, em regime semiaberto, Evânio entrou no Projeto Fábrica Escola, onde descobriu sua habilidade em transformar ingredientes em sabores temperados com muita dedicação. Por meio do mesmo projeto, veio aprimorar seu dom na cozinha do Restaurante Universitário (RU), da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

alt

Mesmo com GPS em uma tornozeleira por determinação judicial, Evânio segue sua rotina de ir e vir sem nenhum problema. Foi bem recebido no RU e elogiado por seus colegas, como Aldenir Albuquerque, que falou do quanto é trabalhador e dedicado. Evânio vê no RU uma nova oportunidade de seguir a vida diferente e com dignidade. “A gente muda. A rua tem saída, basta olhar para trás e ver que tem uma saída. Quero exorcizar (meu passado) para sempre, mudar de vida e colocar em prática o que estou aprendendo, em meu próprio negócio”.

De acordo com a diretora do RU, Zoraide Braga, que é também uma voluntária do Projeto Fábrica Escola, Evânio não é o primeiro presidiário no RU. Existe uma parceria entre o Restaurante, as Pró-Reitorias de Políticas Estudantis (PRAE) e Extensão (PROEX) da UECE com o Projeto para ajudar essas pessoas a serem novamente inseridas na sociedade, pois “como todos nós, estão em processo de crescimento sempre”, acrescenta a diretora.

Ex-usuário de drogas, Ricardo Lima, de 40 anos, é outro bom exemplo de reinserção na sociedade. Entrou no RU para cumprir trabalho comunitário de três meses por um delito. Deu o seu melhor, trabalhou, deixou as drogas e ao final de sua pena recebeu de seus colegas uma calorosa despedida.

alt

Algum tempo depois Ricardo recebeu, da diretora do RU, uma ligação o chamando para trabalhar de carteira assinada. Hoje, Ricardo é evangélico, trabalha na UECE e está livre das drogas há onze anos.

Saiba mais

Fábrica Escola é um projeto que tem como foco a recuperação de egressos do sistema penal e o desenvolvimento de pessoas por meio de atividades educacionais, trabalho e empreendedorismo. O Projeto atende presos do regime aberto, semiaberto e seus familiares.