Tem início curso inovador e excepcional de extensão da Uece

5 de junho de 2015 - 15:00

alt

“Um projeto excepcional”. Assim o vice-reitor em exercício da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, classificou o Curso Preparatório à Carreira de Diplomata, na abertura da aula inaugural do curso, na tarde de quarta-feira, dia 3 de junho, no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão (Prograd).

alt

Oferecido pela Uece, por intermédio das Pró-Reitorias de Extensão (Proex) e de Políticas Estudantis (Prae), o curso vai preparar 70 jovens para fazer a prova do Instituto Rio Branco, ligado ao Ministério das Relações Exteriores e que forma profissionais para a carreira na diplomacia.

Segundo o vice-reitor, esta é também uma iniciativa inovadora para a Uece porque conduz a um projeto de vida que quando os alunos entraram na Universidade não imaginavam que teriam oportunidade de trilhar por estarem em cursos que aparentemente não têm ligação com a carreira diplomática.

A aula inaugural contou com a presença do coordenador do Curso e mentor da iniciativa, além de docente da Uece e procurador da República, professor Oscar Costa Filho, e dos titulares da Prae, professor Geovani Jacó de Freitas, e da Proex, professora Claudiana Nogueira.

Em sua fala, o professor Oscar disse que os cursistas vão ter que saber ler bastante em Inglês, visto que é necessário conhecimento daquela língua para o exame do Instituto, além de noções em Espanhol e Francês. “Portanto, se virem”, completou.

Mas não no sentido de que os cursistas estarão sozinhos nesta caminhada, que terá duração de dois anos, com aulas uma vez por semana, com carga horária de quatro horas semanais. A mensagem era que os alunos vão ter que desenvolver – ou fortalecer – a capacidade de ser disciplinado e ter iniciativa, além saber estudar em grupo, para compartilhar conhecimentos.

alt

A aula inaugural foi ministrada pelo professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Almir Bittencourt, que já foi secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Ceará, sobre “Política Econômica Brasileira na atualidade: dilemas e perspectivas”, e teve como debatedores o professor da Uece Josênio Parente, do curso de Ciências Sociais, além do professor Oscar.

Eles querem ser diplomatas e estão prontos para o desafio