Técnicos da Secitece e representantes da URCA e UECE visitam obras em Iguatu

27 de janeiro de 2014 - 14:23

O campus Multiinstitucional que abrigará a URCA e a UECE, em Iguatu, está em fase de conclusão. O local recebeu visita de uma comitiva da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), URCA e UECE, com a finalidade de avaliar o andamento dos trabalhos. A obra está localizada na Avenida Dário Rabelo.

A inauguração está com data prevista para acontecer ainda no primeiro semestre de 2014, segundo o coordenador de Ensino Superior da Secitece, Cândido BC Neto, que se mostrou otimista para o cumprimento do prazo e avaliou a obra como uma das mais modernas do Nordeste.

alt

“Não há dúvidas que este campus multiinstitucional será um dos mais modernos do Estado e do Nordeste. Teremos 42 salas, inúmeros laboratórios, biblioteca, cantina, uma piscina olímpica coberta. É uma obra magnífica, mas, que falta uma alma. E essa alma é a comunidade. Vamos socializar o conhecimento, beneficiar o progresso e a evolução das nossas cidades dessa região”, ponderou Cândido.

Composta por engenheiros, técnicos e diretores da URCA e FECLI/UECE, a comitiva observou as instalações da biblioteca, restaurantes, blocos das coordenações, salas de aulas e o setor da reitoria. Com o estado avançado das obras, o diretor da Universidade Regional do Cariri – Unidade Iguatu, Ivo Ferreira, considera plausível a possibilidade das aulas serem ministradas antes mesmo da inauguração oficial.

Segundo o diretor, em virtude da possível interdição do prédio do Colégio São José que já não comporta os mais de 1.400 alunos, é importante que a Secitece realize um estudo para averiguar a possibilidade de iniciar as aulas antes da inauguração do Campus. “Se houver segurança e os equipamentos forem adquiridos, acreditamos que esse pedido seja atendido”, explicou.

No entanto, a medida ainda não foi ratificada. O ex-prefeito Agenor Neto, atendendo uma solicitação da reitora da URCA, Otonite de Oliveira Cortez, está intermediando as negociações com a construtora responsável, para que esta benfeitoria seja concretizada em prol da comunidade acadêmica da região Centro-Sul.

Cândido Neto revelou que a aquisição da maioria dos materiais que serão utilizados no Campus será realizada a partir da segunda metade do próximo mês. O investimento, somente em equipamentos, está na ordem de R$ 10 milhões, conforme o coordenador da Secitece.

O engenheiro responsável da obra, Carlos Santos, revela que o maior empecilho tem sido a escassez de mão de obra especializada. Ele afirma que diversos anúncios já foram feitos em rádios, jornais e empresas como o SINE IDT, porém, quase não aparecem candidatos a fim de ocuparem as vagas de pedreiros.

Fonte: Assessoria de Imprensa Secitece