Tarde de recordação no campus Itaperi

23 de novembro de 2015 - 20:30 #

Uma emocionante homenagem aconteceu na tarde do último dia 17 de novembro, no 1º Andar do Bloco S – no campus Itaperi, durante o descerramento da Placa de homenagem ao Professor Rui Carlos Barros da Silva, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

alt

A comissão de organização do evento era formada pelos professores Lutero Carmo Lima, Déa Vidal (ambos no comando da presidência), e tinha também como membros os professores Oriel Herrera Bonilla, Carlúcio Alves, Isabel Florindo Guedes e Eliseu Marlonio de Lucena.

Rui Carlos, falecido em 1º de outubro de 2014, era professor do Colegiado de Química, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), e coordenador do Laboratório de Eletroquímica e Corrosão Microbiana (LECOM). Com Mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Doutorado em Físico-Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

alt

Segundo Rafaela da Silva Aguiar (ex-bolsista do professor Rui Carlos), ele era considerado um exemplo de dedicação à vida acadêmica. “Mesmo doente, fazendo hemodiálise, ele continuou dando aula, fazendo suas pesquisas e nos orientando”, afirmou Rafaela, que concluiu o curso de Química, no dia 23 de outubro 2015.

alt

A professora Déa Vidal ressaltou as qualidades do professor Rui Carlos, que se preocupava com o desenvolvimento da UECE, o seu laboratório era o mais organizado. O Rui Carlos deixa um grande legado de homem trabalhador. Era um pai para os estudantes, o exemplo do professor vai ficar na memória de todos nós, afirmou Déa.

alt

O descerramento da placa foi feito pela professora Déa Vidal (visivelmente emocionada), ao lado da irmã do professor Rui Carlos, Verônica Vieira da Silva e de sua mãe Vera Alice Vieira da Silva.

alt

Em sua fala, a professora Josete Castelo Branco Sales, chefe de gabinete, que representou o reitor na ocasião, enfatizou que professor Rui tinha muitas habilidades, ”deixou um grande legado, de ética, de responsabilidade e de equilíbrio emocional.” Josete afirmou ainda, que o professor Rui Carlos era um ser humano de alta qualidade e de competência.

Usaram ainda da palavra, os professores Lutero Carmo Lima, Solange Pinheiro, vice-coordenadora do curso de Química, Eliseu Marlonio, os professores da UFC, Antonio Carlos Magalhães e Nivaldo Aguiar Freire.