Sexta, 1 de agosto, Curso de Nutrição comemora 37 anos de fundação

31 de julho de 2014 - 13:51

Pioneiro no Estado do Ceará, o Curso de Nutrição, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), completa sexta-feira, dia 1º de agosto, 37 anos de fundação.

Confira abaixo o texto da professora Maria Rosimar Teixeira Matos, coordenadora do Colegiado do Curso de Nutrição, narrando a história do curso ao longo destas quase quatro décadas de existência do curso, que tem uma das concorrências mais altas a cada vestibular.

O Curso de Nutrição foi criado em 1977, sendo o pioneiro no Estado do Ceará, para suprir as carências do profissional Nutricionista, em conveniência com a aspiração da Universidade em ampliar a oferta de cursos.

A formação acadêmica básica do Nutricionista no Ceará respeitou e seguiu a tendência dos cursos pioneiros no Brasil, privilegiando a formação pautada, tanto na dietoterapia, como na Administração de Unidades de Alimentação. A primeira, para atender a saúde no âmbito hospitalar, e a segunda à indústria, que apresentava carência de administradores para seus serviços de alimentação, principalmente, mediante a exigência do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), instituído pelo Ministério do Trabalho. Em 1982, a primeira turma colou grau.

Em sua fase inicial, o Curso de Nutrição apresentou, , características curriculares centradas no indivíduo como ser biológico, sendo bastante retraída sua projeção no campo social. Na nova proposta metodológica procurou, à luz do conhecimento científico, rever essa distorção, reforçando a dinâmica interativa do homem enquanto ser histórico, com direitos de cidadania a serem garantidos, dentre eles a saúde, alimentação e nutrição.

O Curso de Nutrição forma bacharéis nutricionistas, com caráter generalista, conferindo aos profissionais em formação competências para atuar nas diferentes áreas da nutrição, com ênfase na Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica e Saúde Coletiva, objetivando a cura de doenças e a promoção e/ou manutenção da melhoria da qualidade de vida de indivíduos e grupos populacionais.

Nessa perspectiva, o curso busca desenvolver nos alunos o domínio de conhecimentos sobre a constituição, propriedades, alterações e conservação de alimentos, bem como o seu aproveitamento no organismo humano, para, a partir deles, prestar assistência dietética e de educação nutricional a coletividades ou indivíduos (sadios e enfermos), em locais de atuação diversos (comunidades, instituições públicas, privadas, domicílios).

O curso também torna o aluno apto a desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria e marketing em dietética e segurança alimentar e nutricional. Neste contexto de ação está implícita a análise do processo sócio-cultural, político e econômico, que influencia na produção, comércio, disponibilidade, acesso e aquisição de alimentos pela população em geral, fazendo articulação multidisciplinar e intersetorial. O egresso de nutrição seria, portanto, criticamente capaz de planejar, organizar, gerenciar e avaliar serviços de alimentação e nutrição, políticas e programas voltados para elevar as condições de saúde e de segurança alimentar e nutricional da população.

Soma-se a isto, a habilitação para o planejamento e a execução do ensino e da pesquisa em nutrição e alimentação, fomentando a dinâmica do conhecimento para o desenvolvimento social. Quanto ao ensino, ressalta-se que o nutricionista é apto e, legalmente, o único profissional capacitado para ministrar disciplinas profissionalizantes do Curso de Graduação em Nutrição e disciplinas de Nutrição e Alimentação, nos Cursos da área de saúde e outras correlatas. Como ação mais inovadora, o nutricionista realiza ainda atividades de auditoria, assessoria, consultoria e marketing em nutrição e dietética.

O currículo atual do Curso de Nutrição apresenta carga horária mínima obrigatória de 4365 horas. A duração mínima do Curso é de 4,5 anos (09 semestres) e no máximo sete anos (14 semestres). O curso é diurno (manhã e tarde), em regime seriado e oferece disciplinas teóricas e práticas.

Na parte prática, destacam-se as aulas práticas de laboratórios e os estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios. Os estágios curriculares obrigatórios são oferecidos nos três grandes setores de atuação (Serviço de Alimentação, Saúde Pública e Nutrição Clínica), ofertados no 8º e 9º semestres, com carga horária de 374 horas, coordenados por um professor nutricionista do Colegiado do Curso de Nutrição, em conjunto com os professores supervisores de estágio, com o objetivo de preparar o estagiário para o pleno exercício profissional, através do desenvolvimento de atividades de nutrição referentes às áreas de estágios ofertadas.

O ingresso de alunos é através de vestibular, com oferta semestral de 30 vagas. Conta atualmente com um total de 294 alunos e 30 professores, sendo 23 efetivos. Todos os professores efetivos são pós-graduados, sendo sete mestres, um livre docente, 12 doutores e três pós-doutores.

A iniciação científica é vinculada aos projetos de pesquisa com bolsas do CNPq (PIBIC), IC-FUNCAP e IC/ UECE, envolvendo atualmente 15 % dos alunos do curso. Os projetos de pesquisa são realizados por meio dos grupos de pesquisa e de estudo existentes no curso. Além disso, a pesquisa é aprimorada no Curso de Mestrado em Nutrição e Saúde e nos Cursos de Especialização, oferecidos pelo Curso de Nutrição.

A produção científica dos professores do curso de Nutrição envolve publicação de artigos completos em revistas indexadas, de trabalhos completos ou resumos em anais de congresso, livros e capítulos de livros, textos em jornal, manuais, orientações em monitoria, trabalho de conclusão de curso, produções técnicas e programas de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), participação em bancas de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado). A maioria (87 %) dos professores efetivos publicam trabalhos em periódicos especializados, livros ou anais de eventos científicos (indexados em bases de dados científicas). O número de projetos de pesquisa acadêmica desenvolvido por professores do curso, que tiveram aprovação dos órgãos colegiados institucionais, somam 1,57 por professor.

A Extensão desenvolvida no Curso de Nutrição articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade, estabelecendo parcerias com instituições públicas e privadas, brasileiras e internacionais. O Programa Ciência Sem Fronteiras tem propiciado parcerias com Instituições Internacionais, o que tem despertado o interesse dos nossos alunos, que estão sempre sendo contemplados, propiciando uma excelente troca de experiências.

O Curso de Nutrição tem crescido muito a partir da maior capacitação de seus professores, por meio da realização de pós-graduação ao nível de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Inclusive, possibilitando a realização de mais pesquisas, maior intercâmbio com as outras Instituições e, principalmente, viabilizando a criação do nosso Mestrado em Nutrição e Saúde.