Suspensa pesquisa realizada pela Uece para controle do mosquito Aedes aegypti

4 de março de 2020 - 17:39 # # # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) torna pública a suspensão, por tempo indeterminado, da pesquisa Coesa (Cidades Saudáveis e Sustentáveis: ensaio randomizado controlado por cluster para controle de Aedes no Brasil), realizada em Fortaleza, em parceria com a Universidade de Montreal, Canadá, desde novembro de 2019.

Em janeiro de 2020 a coordenação do Coesa tomou conhecimento da existência de fake news disseminadas por meio do WhatsApp relacionadas ao trabalho de coleta de dados, o que prejudicou fortemente o desenvolvimento da pesquisa. Embora a coordenação tenha atuado contra as falsas informações junto à comunidade e à imprensa, com apoio das Assessorias de Comunicação da Uece, do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza, não foi possível reverter o impacto das fake news.

Diante da situação, a coordenação da pesquisa resolveu parar a coleta de dados do campo conforme Portaria 01/2020 (EBSIH). Durante a suspensão, será realizada articulação instituiconal e comunitária em Fortaleza, como estratégia para a retomada da coleta de dados.