Superintendente do Iplanfor visitou a Uece para discutir as Zeis

15 de junho de 2018 - 16:30

alt

Na manhã da última quinta-feira (14/06), o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, recebeu, na reitoria, o superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana. Ele convidou a Universidade para participar de um estudo sobre as Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis). Inicialmente, a proposta é que a Uece faça o mapeamento de três das 10 Zeis escolhidas para esta primeira etapa de implantação pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).

As Zeis são  constituídas por território urbanos, de propriedade pública ou privada, destinadas prioritariamente à promoção da regularização urbanística e fundiária dos assentamentos habitacionais de baixa renda, existentes e consolidados, e ao desenvolvimento de programas habitacionais de interesse social e de mercado popular nas áreas não edificadas, não utilizadas ou subutilizadas, estando sujeitas a critérios especiais de edificação, parcelamento, uso e ocupação do solo.

alt

Em 2015, o Prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, já anunciara que as primeiras áreas a serem atendidas seriam as localizadas nos bairros Pirambu, Serviluz, Pici, Lagamar, Poço da Draga, Arraial Moura Brasil, Bom Jardim e Praia do Futuro.

O titular da Uece, Jackson Sampaio, ressaltou “A Uece quer participar desse processo (de estudos das Zeis), pois acha estratégico e necessário, além de se revestir de grande complexidade, a desafiar e mobilizar diversas áreas da Universidade, com competência para desenvolver e ampliar o programa, visando a qualificação urbana de nossa capital” finalizou o reitor.

Eudoro Santana ressaltou, durante a reunião, a importância de não deixar ausente a preocupação com a moradia. Ele enfatizou, também, a importante contribuição que a Uece dará ao projeto, em razão da experiência acumulada em estudos diversos sobre Fortaleza. “Eu admiro muito a Uece e tenho o compromisso de trabalhar com a instituição”, disse.  Segundo ele, o projeto deverá ser concebido como totalmente participativo, desde as primeiras aproximações do território, e implantar um modelo de gestão que garanta sustentabilidade no longo prazo.

alt

Na primeira fase do diagnóstico das Zeis, foram identificadas seis áreas pilotos que passaram a contar com uma política diferenciada de redução das desigualdades. O documento apresentado pela Iplanfor aponta ser fundamental o planejamento estratégico de ações para o futuro, de modo que seja dada continuidade às demandas verificadas nas Zeis. Ao final da reunião, o reitor delineou os próximos passos, iniciando-se pela criação de um grupo de trabalho, ágil, para integrar informações com o Iplanfor e oferecer um primeiro plano de trabalho.

O evento contou a presença do Chefe de Gabinete em exercício, Jerffeson Souza; da diretora do Centro de Educação (CED), Josete Castelo Branco Sales; da diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Glaucia Posso Lima; do diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), Vladimir Spinelli; do vice-diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), no exercício da diretoria, Sales Ávila; do representante da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Augusto Guimarães; do pró-reitor em exercício de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), Wilson Carvalho; do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Antonio Rodrigues Júnior; do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, João Batista Nunes; e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Frederico Bastos.